v. 29 (2024)

Editorial

  • Narrar e formar elos para a constituição de uma sociedade ressonante

    Elizeu Clementino de Souza, Maria Amália de Almeida Cunha, Luciana Haddad Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e14561

Dossiê: A construção de âncoras narrativas em tempos de plataformização digital

  • ¿Cómo acontece hoy en día la (des) narrativización de la existencia?, esto es lo que nos dicen los relatos (audio)visuales (auto)biográficos, producidos por las generaciones mediáticas y digitales en transición

    Diego Leandro Marín Ossa
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13848
  • Redes sociais em tempos líquidos criação de âncoras narrativas a partir da autorrepresentação

    Adelir Aparecida Marinho de Barros; Bruno Gomes Pereira, Lucas Marinho de Barros
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12771
  • Neocolonialismos digitais e recuos civilizatórios através do agenciamento de infâncias e juventudes

    Heloísa Andreia de Matos Lins
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12079
  • Epistemologia travesti uma etnografia online de Sara Wagner York

    Fábio dos Santos Coradini, Edméa Oliveira dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12825
  • A Entrevista Narrativa possibilitando a escuta de professores do sistema carcerário

    Miguel Gomes Arbelaez Castaño Silva, Adair Mendes Nacarato
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12957
  • Narrativas que deambulam transgredindo potências coloridas na linguagem dos bebês

    Fernanda Binda Alves Touret, Sandra Kretli da Silva
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12895
  • Narrativas de pedagogas iniciantes a docência nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia COVID-19

    Letícia Oliveira Souza, Giseli Barreto da Cruz
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13013
  • Narrativas Digitais no contexto amazônico experiências de formação docente em grupos de WhatsApp

    Whasgthon Aguiar de Almeida, Raimundo de Jesus Teixeira Barradas, William Costa da Silva
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12776
  • Tecelagens, narrativas e inclusão na era digital os impactos e a evolução na educação de surdos

    Erliandro Felix Silva, Luiz Renato Martins da Rocha
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12395
  • O tempo da espera em um tempo extremo desafios narrativos da formação docente no presente

    Maiane Liana Hatschbach Ourique, Juliana Marques de Farias
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12952
  • Autobiografia, narrativa e pesquisaformação princípios, conceitos e finalidades nas pesquisas qualitativas em educação

    Joelson de Sousa Morais
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12953

Original

  • Abandono e evasão escolar emergência da busca ativa como política pública de educação pós-pandemia

    Marco Wandercil, Sanny Silva da Rosa, Nonato Assis de Miranda, Eliana Josefa Silva, Maurício Costa Carvalhinhos
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12077
  • Prerrogativas da extensão universitária uma análise documental do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028

    Dante Ogassavara, Jeniffer Ferreira-Costa, Patricia Costa Lima Tierno, Thais da Silva-Ferreira, Adriana Machado Saldiba de Lima, José Maria Montiel
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13746
  • O currículo dos cursos de licenciatura em educação física implicações para o ensino da avaliação

    Matheus Lima Frossard, Fábia Maria Boreli Poleto, Wagner dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13649
  • Estágio de docência como espaço possível para a formação pedagógica do professor para o magistério superior em programas de pós-graduação

    Clarisse Silva Caetano, Jairo Antônio Paixão, Wânia Maria Guimarães Lacerda, Marlice de Oliveira e Nogueira, Doiara Silva dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e13056
  • Práticas decoloniais no ensino de Língua e Literaturas uma pesquisa com professores(as)

    Eduardo Silva Russell, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10495
  • Ensino e aprendizagem multisseriados na zona rural da África do Sul

    Gawie Schlebusch, Myameko Pele
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12024
  • A educação da criança segundo o conceito de educação negativa em Rousseau

    Diogenes Galdino Morais Silva
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10419
  • A formação do sujeito pesquisador educacional contribuições da hermenêutica

    Cláudio Almir Dalbosco, Renata Marschin, Catia Piccolo Viero Devechi
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9929
  • O estágio curricular supervisionado e a identidade docente as ementas dos cursos de Geografia licenciatura

    Carolina Araújo Michielin, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9090
  • As concepções de docentes de creches conveniadas de um município do noroeste paulista

    Mirian Roberta Pedrini, Maevi Anabel Nono
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8710
  • Repensando a potencialidade da concepção de vocação e de ofício do professor

    Ronaldo Manzi Filho
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8691
  • O papel do formador de professores de Geografia nas redes públicas de um município paulista

    Gabriele Mesquita Pereira do Carmo, Andrea Coelho Lastória
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8633
  • O Transtorno do Processamento Auditivo entre políticas educacionais e práticas pedagógicas

    Rita Cacia Fachin Scramim, Patrícia Graff
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e7967
  • Políticas Curriculares para o Ensino de Inglês no Estado de São Paulo (1931-1971) expectativas e limites do contexto escolar

    Luiz Ricardo Gonçalves Rabello, Isabel Melero Bello
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a8565
  • A educação repensada no contexto de pandemia da Covid-19 rupturas do conhecimento

    Andréia Aparecida Simão
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a7560
  • Reformas educacionais paulistas e suas repercussões na organização da escola e na autonomia docente (1995-2018)

    Maria José da Silva Fernandes, Márcia Aparecida Jacomini , Isabel Melero Bello, Caio Cabral da Silva
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8824
  • Transição para o Ensino Superior dificuldades vivenciadas por ingressantes no contexto de ensino remoto emergencial

    Maria José Martins, Camila Alves Fior
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9105
  • Proposta de Mentoria entre pares para a formação continuada de docentes no Ensino Fundamental I

    Jani Bolsonello, Angela Mara de Barros Lara, Regiane da Silva Macuch
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e10777
  • Avaliação dos resumos de dissertações execução de uma proposta

    Silvia Maria da Silva Lopes, Ricardo Alexandre Marangoni
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8676

Artigo de Revisão

  • O Projeto político-pedagógico como um instrumento fortalecedor da Gestão Democrática

    Janaina Preve Costa, Flávia Wagner
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e11855
  • Educação Física Escolar e a área de Linguagens um estudo de revisão

    Derli Juliano Neuenfeldt, Jovana Luísa Horst, Willian Cauã Fell, Kári Lúcia Forneck
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12211
  • Intervenções on-line para promover a autorregulação da aprendizagem no Ensino Superior revisão da literatura brasileira

    Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda, Evely Boruchovitch
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8866

Nominata

  • Agradecimentos

    Revista de Educação
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e14898