v. 27 (2022)

Apresentação

Artigos

  • O retorno para os formadores: análise da carta de uma professora de Inglês

    Letícia Miranda Medeiros, Helena Amaral da Fontoura
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6536
  • O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: uma reflexão no âmbito das políticas de formação de educadores

    Mauro Garcia de Melo, Luciana Rodrigues Ferreira; Rosecelia Moreira da Silva Castro; Seidel Ferreira dos Santos
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5353
  • AIDS: o diálogo entre livros didáticos de Ciências (PNLD 2017/2020), professores/as e alunos/as

    Lourdes Maria Campos Corrêa, Elenita Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5765
  • Projetos de sociedade: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular e a educação em construção no Brasil

    Isabel Camilo de Camargo, Aguinaldo Rodrigues Gomes
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5577
  • Liderança e gestão escolar: um olhar questionador sobre o conceito de liderança em educação na perspectiva filosófica de Espinosa

    Vanja Ramos Vieira de Campos, Adriano Caetano Rolindo
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5829
  • Desafios enfrentados pelos gestores iniciantes do Programa Ensino Integral do estado de São Paulo

    Renan Moreira Ulloffo, Adriana Locatelli França, Renata Portela Rinaldi
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5498
  • Estágio de docência: caminhos formativos para a educação superior na perspectiva de estudantes de pós-graduação

    Aline Luquini Pereira, Jairo Antônio Paixão
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5341
  • Programa de formação online em tutorias autorregulatórias: impacto em variáveis do tutor

    Jennifer Cunha, Juliana Andreia Oliveira Martins, Armanda Sofia Carvalho Santos Pereira, Sílvia Oliveira Lopes, Sonia Fuentes Muñoz, Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5411
  • Educação inclusiva e relações étnico-raciais: uma análise interseccional afrocentrada

    Alexia de Souza Freitas, Gabriely Loze Grossi , Emerson Costa de Melo
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5428
  • Compreensão e atuação de professoras em situações de bullying e violência no ambiente escolar

    Vinícius Ferreira Amaral, Alayde Maria Pinto Digiovanni
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5441
  • Transvendo a rotina: espaço-tempo e cotidiano na Educação Infantil

    Natália de Borba Nunes, Maria Cecília da Silva Camargo, André da Silva Mello
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5436
  • Ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas e inovação educacional: tecendo diálogos

    Lorita Helena Campanholo Bordignon, Maria Teresa Ceron Trevisol
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5389
  • Estratégias de ensino por metodologias alternativas em anatomia humana: influência na aprendizagem de universitários

    Rafaela Morais da Silva, Diego Pires Rocha, Paulo Adriano Schwingel, Iracema H. Pires de Mélo Montenegro
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5209
  • Cadernos de turma de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: perspectivas do ensino de Álgebra

    Ana Rafaela Correia Ferreira, Guilherme Silva Vieira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5615
  • Prancha de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (PCA) no contexto educacional: uma revisão integrativa

    Adriana Branco Scorsato, Simone Infingardi Kruger, Loreane Batista de Lima Cequimel, Cristiano Miranda de Araújo, Ana Paula Berberian
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5730
  • Psicologia histórico-cultural e atividade de estudo na Alemanha Oriental: contribuições do grupo de Berlim contribuciones del grupo de Berlín

    Andréa Maturano Longarezi
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5668
  • Programa de intervenção em autorregulação da aprendizagem: impacto no conhecimento e nas percepções de estudantes de licenciatura

    Angela Regina dos Reis Arcoverde, Evely Boruchovitch, Natália Moraes Góes
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5513
  • Concepções de professores de alunos surdos sobre inclusão e educação bilíngue

    Milena Maria Pinto, Lara Ferreira dos Santos
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5726
  • A forma corporal das super-heroínas dos quadrinhos e a educação para o lazer

    Cinthia Lopes da Silva, Nathalia Sara Patreze, Ana Carolina Capellini Rigoni
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5423
  • Narrativas de crianças do 1.º ano do Ensino Fundamental sobre a cor da pele

    Hellen Cassia Cruz dos Santos; Adair Mendes Nacarato
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5384

Artigo de Revisão

  • Empregabilidade e destino ocupacional de egressos da educação superior: uma revisão de literatura

    Daniel Santos Braga, Márcia Heleno Inácio, Nivalda Chaves dos Santos Salomé, Amanda Tolomelli Brescia
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5382

Seção Temática: Posgrado en Educación en Latinoamérica los países de REDPEL

  • Dois momentos distintos da constituição da Pós-Graduação em Educação no Brasil

    Artur José Renda Vitorino
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6488
  • La formación de investigadores educativos en la Universidad Autónoma de Zacatecas, México

    Beatriz Herrera Guzmán, Maria de Lourdes Salas Luévano, Marco Antonio Salas Quezada
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6498
  • Proceso de dirección de tesis y modelo de asesoría. Posgrado de Educación en la Universidad Autónoma de Zacatecas, México

    Carla Beatriz Capetillo Medrano, Efraín Soto-Bañuelos, Ernesto Pesci-Gaytán
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6507
  • Tendencias en la oferta formativa en las Maestrías en Educación (Gestión y Currículo) en el Perú

    Alex Sánchez Huarcaya, Mónika Nell Camargo Cuéllar
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6509
  • Ações afirmativas na pós-graduação: um olhar crítico para programas das áreas de ensino e educação

    Jhemerson da Silva e Neto, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnio Lessa Gonçalves
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6512
  • La dirección de tesis de posgrados: un acompañamiento académico ¿pedagógico?

    Viviana Mancovsky
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6517
  • Formación a distancia y programas de Maestrías en Educación con mención curricular en Chile

    Eric Carafi
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6527
  • Tendencias en la formación de posgrado en Educación: una revisión de la literatura en Perú, 2012-2022

    Rosa Maria Tafur Puente, Edith Soria-Valencia
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v33e2021a6530