Dois momentos distintos da constituição da Pós-Graduação em Educação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6488

Palavras-chave:

Campo educacional, Ciência e tecnologia, Pós-graduação em educação

Resumo

Objetiva-se, a partir do marco significativo do primeiro curso de mestrado stricto sensu em educação, criado em 1965, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, através de um banco de dados, detectar os contornos do campo da Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 1965 a 2021. Metodologicamente, um banco de dados foi organizado por meio do aplicativo Office, versão Access 2013, com informações retiradas da Plataforma Lattes, pela lista de professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação. Essa lista foi recolhida na Plataforma Sucupira, ano base de 2021, e sua escolha obedeceu aos conceitos do quadriênio em voga, de 2014 a 2017. Foram arrolados os programas completos ou os que têm apenas o mestrado, sendo definido o conceito mínimo de 3 e o máximo de 7. Por meio de 4.153 docentes-pesquisadores capturados nesse banco de dados, cujas produções acadêmicas foram classificadas em tabelas, categorizadas com as nomenclaturas (artigos, livros, capítulos de livros, etc.) e presentes em seus próprios Currículos Lattes, foi estabelecida uma periodização com respeito aos Programas de Pós-Graduação em Educação instalados nas 5 regiões do Brasil. Relacionados os dados desse período com as circunstâncias sociais e políticas, nacionais e internacionais, concluiu-se que ocorreram dois momentos distintos da constituição desses programas no Brasil, com a implementação de mestrados e doutorados em todas as regiões brasileiras da década de 1990 em diante.

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Biografia do Autor

Artur José Renda Vitorino, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduação (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em História pela Unicamp, atualmente é professor titular da PUC-Campinas, pesquisador do Programa de Pós-Graducação em Educação, com produção junto à Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação e ao Grupo de Pesquisa Política e Fundamentos da Educação.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Vitorino, A. J. R. (2022). Dois momentos distintos da constituição da Pós-Graduação em Educação no Brasil. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6488

Edição

Seção

Seção Temática: Posgrado en Educación en Latinoamérica los países de REDPEL