v. 19 n. 2 (2014)

Editorial

  • Editorial

    Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
    85-86
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2681

Seção Temática: Políticas Públicas e Gestão da Educação

  • Pragmatismo, conhecimento e currículo: para além do objetivismo e do relativismo

    Gert Biesta
    87-98
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2682
  • Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta

    Alice Casimiro Lopes
    99-104
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2683
  • Maintaining knowledge on curriculum conversation, but through discourse: A dialogue with Gert Biesta

    Alice Casimiro Lopes
    105-110
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2684
  • Aportes para contextualizar la meritocracia en las políticas y culturas docentes

    Luis Sime Poma
    111-119
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2685
  • Gerencialismo, controle e administração da escola pública portuguesa: apontamentos para uma reflexão crítica

    Fernanda Martins
    121-132
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2686
  • O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e as influências da realidade socioeconômica no contexto escolar do aluno

    Evandro Ricardo Guindani, Yáscara Michele Neves Koga, Francine Grendene
    133-144
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2687
  • Educação e diversidade na agenda educacional: da Conferência Nacional de Educação de 2010 a 2014, o que mudou?

    Marcos Vinicius Francisco, Silvio Cesar Nunes Militão, Andréia Nunes Militão, Fabio Perboni
    145-154
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2688

Artigos

  • Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa

    Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schönin, Ademilde Silveira Sartori
    155-163
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2689
  • Escritos de aula na formação inicial

    Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, Laura Noemi Chaluh
    165-173
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2690
  • A educação física no ensino fundamental primeiro segmento: o papel outsider do componente curricular e do seu professor

    José Guilherme de Andrade Almeida, Ana Beatriz Lago Moraes, Eliana Lúcia Ferreira
    175-182
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2691
  • Currículo e formação inicial de professores em ciências humanas: um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins

    Daniel de Freitas Nunes, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
    183-194
    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2692