v. 19 n. 2 (2014)

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2681
    Heloisa Helena Oliveira de Azevedo
    85-86

Seção Temática: Políticas Públicas e Gestão da Educação

  • Pragmatismo, conhecimento e currículo: para além do objetivismo e do relativismo

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2682
    Gert Biesta
    87-98
  • Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2683
    Alice Casimiro Lopes
    99-104
  • Maintaining knowledge on curriculum conversation, but through discourse: A dialogue with Gert Biesta

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2684
    Alice Casimiro Lopes
    105-110
  • Aportes para contextualizar la meritocracia en las políticas y culturas docentes

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2685
    Luis Sime Poma
    111-119
  • Gerencialismo, controle e administração da escola pública portuguesa: apontamentos para uma reflexão crítica

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2686
    Fernanda Martins
    121-132
  • O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e as influências da realidade socioeconômica no contexto escolar do aluno

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2687
    Evandro Ricardo Guindani, Yáscara Michele Neves Koga, Francine Grendene
    133-144
  • Educação e diversidade na agenda educacional: da Conferência Nacional de Educação de 2010 a 2014, o que mudou?

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2688
    Marcos Vinicius Francisco, Silvio Cesar Nunes Militão, Andréia Nunes Militão, Fabio Perboni
    145-154

Artigos

  • Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2689
    Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schönin, Ademilde Silveira Sartori
    155-163
  • Escritos de aula na formação inicial

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2690
    Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, Laura Noemi Chaluh
    165-173
  • A educação física no ensino fundamental primeiro segmento: o papel outsider do componente curricular e do seu professor

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2691
    José Guilherme de Andrade Almeida, Ana Beatriz Lago Moraes, Eliana Lúcia Ferreira
    175-182
  • Currículo e formação inicial de professores em ciências humanas: um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins

    DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2692
    Daniel de Freitas Nunes, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
    183-194