O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e as influências da realidade socioeconômica no contexto escolar do aluno

Autores

  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Yáscara Michele Neves Koga Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Francine Grendene Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2687

Resumo

A presente pesquisa visa contribuir com investigações acerca da realidade socioeconômica das famílias e sua influência no rendimento escolar dos alunos. A problemática deste estudo está focada na relação entre indicadores educacionais e indicadores socioeconômicos. A relação entre o nível socioeconômico familiar e os resultados obtidos pelos alunos da Escola Municipal Ângelo Anzollin no município de Vargem Bonita (SC), na Prova Brasil aponta que a disparidade entre a riqueza produzida no município e o Índice de Desenvolvimento Humano pode ser determinante para o desempenho dos alunos na Prova Brasil e, principalmente, no rendimento escolar. Os resultados da pesquisa contribuíram para compreender que o sucesso ou fracasso escolar do aluno não está ligado apenas ao ambiente e à infraestrutura proporcionada pela escola, tampouco somente à qualificação docente. É necessário um olhar mais apurado às condições familiares, sociais, econômicas e culturais para apreender a complexidade do sucesso e do fracasso escolar. A pesquisa contribuiu para uma reflexão crítica sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica demonstrando que a qualidade de ensino precisa ser problematizada e pensada dentro de uma perspectiva socioeconômica e não apenas pedagógica.

Palavras-chave: Escola. Família. IDEB. Realidade socioeconômica.

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Biografia do Autor

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

Professor Doutor, Universidade Federal do Pampa, Área de Ciências Humanas e Sociais, Curso Licenciatura em Ciências Humanas. Rua Ver. Alberto Benevenuto, 3200, Campus de São Borja, 97670-000, São Borja, RS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: E-mail:
<evandroguindani@unipampa.edu.br>.

Yáscara Michele Neves Koga, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora Doutora, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Pedagogia. Joaçaba, SC, Brasil.

Francine Grendene, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Pedagogia. Joaçaba, SC, Brasil.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Guindani, E. R., Koga, Y. M. N., & Grendene, F. (2014). O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e as influências da realidade socioeconômica no contexto escolar do aluno. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(2), 133–144. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2687

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas Públicas e Gestão da Educação