A educação física no ensino fundamental primeiro segmento: o papel outsider do componente curricular e do seu professor

Autores

  • José Guilherme de Andrade Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Beatriz Lago Moraes Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
  • Eliana Lúcia Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2691

Palavras-chave:

Educação física escolar, Ensino fundamental, Políticas públicas

Resumo

As relações de poder entre os indivíduos, sociedade e Estado tem desestabilizado o papel da educação física na escola, resultando em ações como a resolução nº 2.253/13 em Minas Gerais, que retira do professor de educação física a responsabilidade sobre seu componente curricular do 1º ao 5º ano. No desejo de elucidar os processos sociais que legitimam essa ação, utilizando como método a reunião sistemática e crítica de material bibliográfico pertinente à identidade e prática da educação física no cotidiano escolar, delineamos uma proposta de identidade, e discutimos sua prática, evidenciando uma configuração identitária biológica e sociocultural não contemplada quando ministrada pelo professor regente de turma. Concluímos que o Estado não tem se preocupado em identificar as defasagens geradas por suas políticas públicas, exigindo maior coesão entre os professores de educação física para reivindicar a posição de atores educacionais essenciais no desenvolvimento integral dos educandos.

Palavras-chave: Educação física escolar. Ensino fundamental. Políticas públicas.

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Biografia do Autor

José Guilherme de Andrade Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, São Pedro, 36036-900, Juiz de Fora, MG, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: J.G.A. ALMEIDA. E-mail:
<almeida.jga@gmail.com>.

Ana Beatriz Lago Moraes, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação, Instituto Municipal Helena Antipoff. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Eliana Lúcia Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Doutora, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Fundamentos da Educação Física. Juiz de Fora, MG, Brasil.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Almeida, J. G. de A., Moraes, A. B. L., & Ferreira, E. L. (2014). A educação física no ensino fundamental primeiro segmento: o papel outsider do componente curricular e do seu professor. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(2), 175–182. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2691

Edição

Seção

Artigos