Escritos de aula na formação inicial

Autores

  • Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Laura Noemi Chaluh Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2690

Palavras-chave:

Escrita, Formação inicial, Interlocução

Resumo

Neste trabalho, socializamos uma prática instituída junto com os nossos alunos, futuros professores: a escrita de acontecimentos vividos na sala de aula. As propostas de escritas que instituímos divergem e não necessariamente seguem pelos mesmos caminhos; o que as unifica é a crença na potencialidade da escrita como processo formativo. A intenção é fazer da utilização de um caderno individual ou de um caderno coletivo de registros ou de um relatório de final de curso um lócus de registro e de interlocução (consigo mesmo, com o experienciado, com ou outro). A escrita é, ao mesmo tempo, o objeto e a prática de formação. Essas práticas de escrita apresentam-se como campo fértil de interlocução: quem diz o quê, para quem, como, em que se inspira, a que vínculos (nos) remete? O estudo da produção escrita de alunos universitários pode trazer contribuições para o campo das pesquisas autobiográficas tendo como suportes e conteúdos a escrita como fonte material de estudo.

Palavras-chave: Escrita. Formação inicial. Interlocução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Doutora, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Educação. Av. 24-a, 1515, Bela Vista, Rio Claro, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.R.R.M. CAMARGO. E-mail: <mrosamc@rc.unesp.br>.

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Doutora, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Educação. Av. 24-a, 1515, Bela Vista, Rio Claro, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.R.R.M. CAMARGO. E-mail: <mrosamc@rc.unesp.br>.

Referências

Bajtin, M.M. La palabra en la vida y la palabra en la poesía: hacia una poética sociológica. In: Hacia una filosofía del acto ético: de los borradores y otros escritos. Barcelona: Anthropos, 1997. p.106-137.

Biesta, G. Acerca de la humanidad. In: Masschelein, J.; Maarten, S. (Org.) Mensages e-ducativos desde la tierra de nadie. Barcelona: Laertes, 2008. p.119-128.

Camargo, M.R.R.M. Práticas da escrita de si como espaços de formação. Revista Educação: Teoria e Prática, v.18, n.31, 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/

>. Acesso em: 11 nov. 2013.

Chaluh, L.N. Cartas na formação inicial de professores. In: Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica:lugares, trajetos e desafios, 5., 2012, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2012. 1 CD-ROM.

Certeau, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

Cunha, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In:Leite, D.; Morosini, M. Universidade futurante. Campinas: Papirus, 1997. p.79-93.

Mignot, A.C.V. (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escolar. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

Nunes, C.; Carvalho, M.M. Historiografia da educação e fontes. Cadernos Anped, n.5, p.7-63, 1993.

Pinsky, C.B.; De Luca, T.R. (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

Rancière, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Rilke, R.M. Os cadernos de Malte Laurids Brigge. Porto: Inova, 1975.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Camargo, M. R. R. M. de, & Chaluh, L. N. (2014). Escritos de aula na formação inicial. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(2), 165–173. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2690

Edição

Seção

Artigos