Escritos de aula na formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2690Keywords:
Escrita, Formação inicial, InterlocuçãoAbstract
Neste trabalho, socializamos uma prática instituída junto com os nossos alunos, futuros professores: a escrita de acontecimentos vividos na sala de aula. As propostas de escritas que instituímos divergem e não necessariamente seguem pelos mesmos caminhos; o que as unifica é a crença na potencialidade da escrita como processo formativo. A intenção é fazer da utilização de um caderno individual ou de um caderno coletivo de registros ou de um relatório de final de curso um lócus de registro e de interlocução (consigo mesmo, com o experienciado, com ou outro). A escrita é, ao mesmo tempo, o objeto e a prática de formação. Essas práticas de escrita apresentam-se como campo fértil de interlocução: quem diz o quê, para quem, como, em que se inspira, a que vínculos (nos) remete? O estudo da produção escrita de alunos universitários pode trazer contribuições para o campo das pesquisas autobiográficas tendo como suportes e conteúdos a escrita como fonte material de estudo.
Palavras-chave: Escrita. Formação inicial. Interlocução.
Downloads
References
Bajtin, M.M. La palabra en la vida y la palabra en la poesía: hacia una poética sociológica. In: Hacia una filosofía del acto ético: de los borradores y otros escritos. Barcelona: Anthropos, 1997. p.106-137.
Biesta, G. Acerca de la humanidad. In: Masschelein, J.; Maarten, S. (Org.) Mensages e-ducativos desde la tierra de nadie. Barcelona: Laertes, 2008. p.119-128.
Camargo, M.R.R.M. Práticas da escrita de si como espaços de formação. Revista Educação: Teoria e Prática, v.18, n.31, 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/
>. Acesso em: 11 nov. 2013.
Chaluh, L.N. Cartas na formação inicial de professores. In: Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica:lugares, trajetos e desafios, 5., 2012, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2012. 1 CD-ROM.
Certeau, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
Cunha, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In:Leite, D.; Morosini, M. Universidade futurante. Campinas: Papirus, 1997. p.79-93.
Mignot, A.C.V. (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escolar. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
Nunes, C.; Carvalho, M.M. Historiografia da educação e fontes. Cadernos Anped, n.5, p.7-63, 1993.
Pinsky, C.B.; De Luca, T.R. (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.
Rancière, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Rilke, R.M. Os cadernos de Malte Laurids Brigge. Porto: Inova, 1975.