Escritos de aula na formação inicial

Autores/as

  • Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Laura Noemi Chaluh Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2690

Palabras clave:

Escrita, Formação inicial, Interlocução

Resumen

Neste trabalho, socializamos uma prática instituída junto com os nossos alunos, futuros professores: a escrita de acontecimentos vividos na sala de aula. As propostas de escritas que instituímos divergem e não necessariamente seguem pelos mesmos caminhos; o que as unifica é a crença na potencialidade da escrita como processo formativo. A intenção é fazer da utilização de um caderno individual ou de um caderno coletivo de registros ou de um relatório de final de curso um lócus de registro e de interlocução (consigo mesmo, com o experienciado, com ou outro). A escrita é, ao mesmo tempo, o objeto e a prática de formação. Essas práticas de escrita apresentam-se como campo fértil de interlocução: quem diz o quê, para quem, como, em que se inspira, a que vínculos (nos) remete? O estudo da produção escrita de alunos universitários pode trazer contribuições para o campo das pesquisas autobiográficas tendo como suportes e conteúdos a escrita como fonte material de estudo.

Palavras-chave: Escrita. Formação inicial. Interlocução.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Doutora, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Educação. Av. 24-a, 1515, Bela Vista, Rio Claro, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.R.R.M. CAMARGO. E-mail: <mrosamc@rc.unesp.br>.

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professora Doutora, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Educação. Av. 24-a, 1515, Bela Vista, Rio Claro, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.R.R.M. CAMARGO. E-mail: <mrosamc@rc.unesp.br>.

Citas

Bajtin, M.M. La palabra en la vida y la palabra en la poesía: hacia una poética sociológica. In: Hacia una filosofía del acto ético: de los borradores y otros escritos. Barcelona: Anthropos, 1997. p.106-137.

Biesta, G. Acerca de la humanidad. In: Masschelein, J.; Maarten, S. (Org.) Mensages e-ducativos desde la tierra de nadie. Barcelona: Laertes, 2008. p.119-128.

Camargo, M.R.R.M. Práticas da escrita de si como espaços de formação. Revista Educação: Teoria e Prática, v.18, n.31, 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/

>. Acesso em: 11 nov. 2013.

Chaluh, L.N. Cartas na formação inicial de professores. In: Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica:lugares, trajetos e desafios, 5., 2012, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2012. 1 CD-ROM.

Certeau, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

Cunha, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In:Leite, D.; Morosini, M. Universidade futurante. Campinas: Papirus, 1997. p.79-93.

Mignot, A.C.V. (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escolar. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

Nunes, C.; Carvalho, M.M. Historiografia da educação e fontes. Cadernos Anped, n.5, p.7-63, 1993.

Pinsky, C.B.; De Luca, T.R. (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

Rancière, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Rilke, R.M. Os cadernos de Malte Laurids Brigge. Porto: Inova, 1975.

Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Camargo, M. R. R. M. de, & Chaluh, L. N. (2014). Escritos de aula na formação inicial. Revista De Educação PUC-Campinas, 19(2), 165–173. https://doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2690

Número

Sección

Artículos