Análise dos pareceres conclusivos dos Conselhos de Alimentação Escolar sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Autores

  • Luisete Moraes BANDEIRA Universidade de Brasília
  • Carolina Martins dos Santos CHAGAS Universidade de Brasília
  • Muriel Bauermann GUBERT Universidade de Brasília
  • Natacha TORAL Universidade de Brasília
  • Renata Alves MONTEIRO Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Alimentação escolar, Conselho, Pesquisa qualitativa, Programas e políticas de nutrição e alimentação

Resumo

Objetivo
Analisar as informações contidas nos pareceres dos Conselhos de Alimentação Escolar de todo o Brasil sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Métodos
Estudo quantiqualitativo que analisa 4.256 pareceres na fase quantitativa e 2.299 na qualitativa, referentes ao ano de 2009. Também foram analisados 4.135 Demonstrativos Sintéticos Anuais, que tratam da execução físico-financeira do Programa. Na fase qualitativa, investigou-se o conteúdo dos pareceres por meio da técnica de análise de conteúdo.

Resultados
A análise quantitativa mostrou que, em 24,4% (n=1.009) das localidades, não houve contrapartida da entidade executora na compra de gêneros alimentícios, e a maioria dos pareceres (78,7%, n=3.348) apresentou assinatura de apenas um conselheiro. A análise qualitativa dos pareceres apontou que 64,5% (n=1.483) das localidades brasileiras adotavam a gestão centralizada e que 23,9% (n=549) das entidades executoras investiam recursos próprios na compra de gêneros alimentícios. A modalidade de licitação mais frequente foi o pregão (32,7%,n=751), e apenas 4,9% (n=112) dos pareceres afirmaram realizar a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar. Entre as atribuições dos conselhos, ressaltaram-se a análise da prestação de contas (59,1%, n=1.359) e o acompanhamento da elaboração dos cardápios (36,5%, n=838) como sendo as mais frequentes.

Conclusão
A execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar em suas diferentes vertentes foi evidenciada pela análise dos pareceres dos Conselhos de Alimentação Escolar e dos Demonstrativos Sintéticos Anuais, caracterizando-os como instrumentos de monitoramento do Programa. Os achados servem de subsídio para estratégias de melhoria da qualidade da alimentação escolar e fortalecimento do Conselho de Alimentação Escolar.

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Publicado

20-04-2023

Como Citar

Moraes BANDEIRA, L. ., Martins dos Santos CHAGAS, C. ., Bauermann GUBERT, M. ., TORAL, N. ., & Alves MONTEIRO, R. (2023). Análise dos pareceres conclusivos dos Conselhos de Alimentação Escolar sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Revista De Nutrição, 26(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8435

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS