Memorização de mensagens, satisfação e usabilidade de intervenção nutricional via aplicativo de envio de mensagens entre adolescentes

Autores

  • Alice Barreto de MENESES Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição. https://orcid.org/0000-0003-3780-6131
  • Giselle Rhaisa do Amaral e MELO Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição. https://orcid.org/0000-0003-4918-8377
  • Stefany Côrrea LIMA Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição.
  • Natacha TORAL Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana. https://orcid.org/0000-0003-0297-2340

Palavras-chave:

Adolescente, Educação alimentar e nutricional, Memória, Envio de mensagens de texto

Resumo

 

Objetivo

Este estudo teve como objetivo avaliar a memorização de mensagens de promoção de alimentação adequada e saudável, a satisfação e a usabilidade de uma intervenção nutricional via aplicativo direcionada para adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal.

Métodos

As mensagens enviadas abordavam aspectos sobre alimentação adequada e saudável com base no Guia Alimentar para a População Brasileira. Foi aplicado um questionário de autopreenchimento a 94 estudantes para avaliar a memorização das mensagens recebidas durante a intervenção nutricional, o nível de satisfação com a intervenção, se as mensagens eram lidas e compartilhadas, a frequência de leitura e quais foram os aprendizados decorrentes da intervenção. Investigou-se ainda a associação entre a memorização, a satisfação e a frequência de leitura das mensagens.

Resultados

Cerca de 48% dos participantes referiram lembrar de pelo menos uma mensagem da intervenção; 77,7% se mostraram satisfeitos com o estudo; 54,3% sempre liam as mensagens que recebiam e 66% não compartilhava as mensagens com outras pessoas. A maioria relatou aprendizados ou impressões positivas sobre a intervenção. Foi encontrada uma associação entre a memorização das mensagens e a satisfação com o estudo (p=0,002), bem como entre a leitura e a memorização das mensagens (p=0,005).

Conclusão

Apesar de a memorização das mensagens enviadas na intervenção nutricional ter sido aquém do esperado, foi referida grande satisfação e alta frequência de leitura pelos adolescentes. Futuros estudos devem investigar a permanência dos resultados de intervenções nutricionais a longo prazo, os principais influenciadores da memorização e como melhorá-la.

 

 

 

 

Referências

Ministério da Saúde (Brasil). Instrutivo para o cuidado da criança e do adolescente com sobrepeso e obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério; 2020.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: 2019. Rio de Janeiro: Instituto; 2021 [cited 2019 Nov 03]. Available from: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101852.pdf

Ministério da Saúde (Brasil). Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na educação básica. 2nd ed. Brasília: Ministério; 2018 [cited 2019 Oct 11]. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/resource/pt/mis-39790

World Health Organization. Global Accelerated Action for the Health of Adolescents (AA-HA!): guidance to support country implementation. Geneve: Organization; 2017 [cited 2019 Sep 20]. Available from: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/255415/9789241512343-eng.pdf;jsessionid=B518B98EA1E557BB16CFADF91A614E3F?s equence=1

Brazilian Network Information Center. Executive summary: ICT kids online Brazil – Survey 2020. São Paulo: NIC.br; 2021 [cited 2022 Jan 24]. Available from: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20211124200038/executive_ summary_ict_kids_online_2020.pdf

Loescher LJ, Rains SA, Kramer SS, Akers C, Moussa RA. Systematic review of interventions to enhance healthy lifestyle behaviors in adolescents delivered via mobile phone text messaging. Am J Health Promot. 2018;32(4):865-79.

Davis LA, Morgan SE, Mobley AR. The utility of the memorable messages framework as an intermediary evaluation tool for fruit and vegetable consumption in a nutrition education program. Health Educ Behav. 2016;43(3):321-27.

Micali, FG. Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar [dissertation]. São Paulo: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; 2013 [cited 2019 Oct 11]. Available from: https://teses.usp.br/teses/ disponiveis/17/17138/tde-13022014-101433/publico/dissertacaoFlavia.pdf

Hickman NE, Schaar G. Impact of an educational text message intervention on adolescents’ knowledge and high-risk behaviors, comprehensive child and adolescent. Nursing. 2018;41(1):71-82.

Saez L, Legrand K, Alleyrat C, Ramisasoa, S, Langlois J, Muller L, et al. Using facilitator–receiver peer dyads matched according to socioeconomic status to promote behaviour change in overweight adolescents: a feasibility study. BMJ Open. 2018;8(6):e019731.

Ministério da Saúde (Brasil). Guia Alimentar para a População Brasileira. 2nd ed. Brasília: Ministério; 2014 [cited 2019 Sep 20]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

Melo GR, Lima SC, Chagas CM, Nakano EY, Toral N. Tailored smartphone intervention to promote healthy eating among Brazilian adolescents: a randomised controlled trial protocol. BMJ Open. 2020;10(10):e038896.

Baird T, Maskill L. Memory. In: Maskill L, Tempest S, editors. Neuropsychology for Occupational Therapists: cognition in occupational performance. Hoboken: John Wiley & Sons Inc.; 2017. https://doi.org/10.1002/9781119557036. ch8

Said NA, Al-Said KM. The effect of visual and informational complexity of news website designs on comprehension and memorization among undergraduate students. AI Soc. 2021;37:401-09. https://doi.org/10.1007/s00146-021- 01164-6

Mihajlov M, Vejmelka L. Internet addiction: a review of the first twenty years. Psychiatr Danub. 2017;29(3):260-72.

Van der Heijden LB., Feskens EJM., Janse AJ. Maintenance interventions for overweight or obesity in children: a systematic review and meta-analysis. Obes Rev. 2018;19(6):798-809.

Whitley MD, Payán DD, Flórez KR, Williams MV, Wong EC, Branch CA, et al. Feasibility and acceptability of a mobile messaging program within a church-based healthy living intervention for African Americans and Latinos. Health Informatics J. 2020;26(2):880-96. https://doi.org/10.1177/1460458219853408

Bailey J, Davies C, McCrossin T, Kiernan M, Skinner R, Steinbeck K, et al. Fit4YAMs: structuring a lifestyle intervention for rural overweight and obese young adult males using participatory design. J Adolesc Health. 2018;62(3S):S65-S71. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2017.06.019

König, L.M., Renner, B. Boosting healthy food choices by meal colour variety: results from two experiments and a just-in-time Ecological Momentary Intervention. BMC Public Health. 2019;19(975):1-15. https://doi.org/10.1186/ s12889-019-7306-z

Lin X-F, Deng C, Hu Q, Tsai C-C. Chinese undergraduate students’ perceptions of mobile learning: Conceptions, learning profiles, and approaches. J Comput Assist Learn. 2019;35(3):317-33. https://doi.org/10.1111/jcal.12333

Downloads

Publicado

27-07-2023

Como Citar

MENESES, A. B. de, MELO, G. R. do A. e, LIMA, S. C., & TORAL, N. . (2023). Memorização de mensagens, satisfação e usabilidade de intervenção nutricional via aplicativo de envio de mensagens entre adolescentes. Revista De Nutrição, 35. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8942

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS