Sobre a Revista

A Revista de Nutrição (e-ISSN 1678-9865) é um periódico especializado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Fundada em 1988, a revista adota desde 2019 a modalidade de publicação contínua, com foco em artigos originais ou de revisão, que contribuam para o estudo da Nutrição em suas diversas subáreas e interfaces.

A Revista de Nutrição é aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional e adepta do Acesso Aberto (Open Access). Todo o seu conteúdo está disponível e protegido sob a Licença Creative Commons (CC-BY). Além disso, ela não adota a cobrança de taxas para submissão, avaliação ou publicação de artigos.

Direitos autorais e licença de uso

Em todos os artigos publicados pela Revista de Nutrição, os direitos autorais são mantidos pelos autores. Os artigos são protegidos sob uma licença Creative Commons CC BY 4.0 de acesso aberto, o que significa que qualquer pessoa pode baixar e ler o artigo sem nenhum custo. Ainda, o artigo pode ser reutilizado e citado desde que seja mencionada a versão original publicada. Essas condições permitem o máximo uso e exposição do estudo, garantindo, ao mesmo tempo, que os autores recebam o devido crédito.

Patrocinador

A publicação da revista é financiada com recursos de:

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Instruções aos autores

Escopo e política

A Revista de Nutrição aceita a submissão de artigos nos idiomas inglês e português. Os artigos submetidos em português, caso aprovados, serão publicados em inglês, e os autores deverão providenciar sua versão completa (como foi aprovada) para o inglês, arcando com os custos da tradução.

Em conformidade com o movimento da Ciência Aberta, a publicação apoia o uso de servidores preprints e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis como o SciELO Preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/user/register

A Revista apoia o uso de repositórios para depósito que visam a preservação, disseminação e reutilização de dados como o SciELO Data: https://data.scielo.org/.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não serão disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Pesquisas com seres vivos

Manuscritos com pesquisas relacionadas a seres humanos e animais devem ser acompanhados da cópia de aprovação do parecer de um Comitê de Ética em Pesquisa, tudo de acordo com a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, que dispõe sobre pesquisas e testes em seres humanos.

Registros de Ensaios Clínicos

 Artigos com resultados de pesquisas clínicas devem apresentar o número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

Conflito de interesse

Autores: Os autores devem declarar, de forma explícita e individual, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, e não financeiro etc.

Revisores ad hoc: Caso seja identificado conflito de interesse da parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.

Plágio

A Revista verificará os artigos submetidos, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio chamada CrossCheck, após o processo de revisão por pares.

Divulgação

Esta publicação dissemina seus artigos no Twitter e no blog SciELO, em perspectiva, e incentiva os autores a divulgarem os artigos em suas redes sociais pessoais e institucionais.

Twitter - https://twitter.com/Rev_Nutricao 

Autoria

A revista se limita a publicar artigos que tenham no máximo seis indicações de autoria abaixo do título. O crédito de autoria deverá ser baseado em contribuições substanciais, tais como: (a) concepção e desenho, (b) análise e interpretação, (c) revisão e aprovação da versão final do artigo. Não se justifica a inclusão de nomes de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima. A contribuição dos autores deverá ser informada em texto corrido até quatro linhas. O vínculo institucional deverá ser informado em até três níveis (ex: Universidade, Faculdade, Programa, Centro, Escola, Departamento). A indicação do autor de correspondência deverá se basear no maior grau de titulação, e todos os autores devem possuir e informar o número do registro ORCID®.O cadastro é gratuito, disponível em: https://orcid.org/.

A revista recomenda fortemente que todos os autores e coautores tenham os currículos atualizados na Plataforma Lattes para a submissão de artigos.

Importante: não serão aceitas inclusões ou exclusões de autores após a submissão.

A Revista de Nutrição não publica mais que 1 (um) artigo do mesmo autor no mesmo ano (volume) para evitar a endogenia. Esse procedimento visa aumentar o número de temas e de colaborações provenientes de autores nacionais e internacionais.

Processo de avaliação

O processo de tramitação dos manuscritos só se iniciará se eles estiverem de acordo com as instruções dadas aos Autores. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou de outros documentos eventualmente necessários.

A Revista de Nutrição não avalia trabalhos que tenham sido enviados para outros periódicos, apresentados anteriormente em eventos (nacionais e internacionais) e/ou traduzidos em outros idiomas a fim de preservar o caráter inédito da obra.

Os autores devem indicar três possíveis revisores para o manuscrito com os respectivos e-mails e as instituições as quais estão vinculados. De modo opcional, eles podem indicar três revisores para os quais não gostariam que o trabalho fosse enviado.

Apreciação pelo conselho editorial

Pré-análise: a avaliação é feita pelos Editores Científicos com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito para a área de nutrição.

Se aprovados nessa fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc selecionados pelos editores. Cada manuscrito será enviado para três revisores de reconhecida competência na temática abordada, podendo um deles ser escolhido a partir da indicação dos autores. Em caso de desacordo, o original será enviado para um quarto revisor e assim sucessivamente.

A revista adota o sistema blind review na avaliação por pares e é sigilosa quanto a identidade dos autores e avaliadores. Por isso, a publicação solicita que as informações de autoria sejam indicadas apenas na página de rosto, que será removida para a avaliação.

Os documentos elaborados no Microsoft Word devem ter a identificação do autor removida das propriedades do documento: No menu principal, clique em Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Os pareceres dos revisores comportam três possibilidades: a) aprovação; b) reapresentação; c) recusa. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

Os pareceres são analisados pelos editores associados, que propõem ao Editor Científico a aprovação ou não do manuscrito. A decisão final sobre o parecer do artigo (aprovado ou rejeitado) caberá ao Editor-Chefe.

Os manuscritos rejeitados, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, dando início a outro processo de avaliação.

Os trabalhos que receberem sugestões para reapresentação serão devolvidos aos autores para as devidas correções, com os pareceres emitidos. Eles deverão ser devolvidos no prazo máximo de 10 (dez) dias, respeitando-se o fuso horário usado pelo sistema (fuso-horário de Londres, UTC+0).

As modificações deverão ser destacadas em fonte na cor azul, e uma carta ao editor deve ser anexada na qual se reitera o interesse em publicar nesta Revista e informa quais alterações foram processadas no manuscrito. Se houver discordância quanto às recomendações da consultoria, o(s) autor(es) deverá apresentar os argumentos que justificam sua posição. Caso não encaminhem o manuscrito revisado e a carta-resposta no prazo estipulado, o processo editorial será encerrado, em qualquer etapa da submissão. O título e o número do protocolo do manuscrito deverão ser especificados.

Manuscritos aprovados poderão retornar aos autores para a aprovação de eventuais alterações, no processo de editoração e normalização, de acordo com o estilo da Revista.

O processo de avaliação completo demora cerca de 6 meses.

Política de depósito de dados

Os dados são os registros científicos que validam os resultados da pesquisa. Dados de pesquisa variam de acordo com a área de conhecimento e abrangem: documentos textuais, planilhas, estatísticas, cadernos de laboratório, cadernos de campo, diários, questionários, transcrições, arquivos de áudio, vídeo, fotografias, metodologias, fluxos de trabalho, relatórios parciais e outros materiais elaborados e/ou coletados durante o desenvolvimento da pesquisa. Apoiados nos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable e Reusable [Achável, Acessível, Interoperável, Reutilizável]), a Revista de Nutrição recomenda que os dados da pesquisa sejam depositados no Scielo Data após a aprovação dos manuscritos e que o Guia de depósito de dados de pesquisa seja consultado para tal finalidade.