Comportamento consumidor, hábitos alimentares e consumo de televisão por escolares de Florianópolis

Autores

  • Giovanna Medeiros Rataichesck FIATES Universidade Federal de Santa Catarina
  • Renata Dias de Mello Castanho AMBONI Universidade Federal de Santa Catarina
  • Evanilda TEIXEIRA Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Criança, Comportamento, Estado nutricional, Hábitos alimentares, Televisão

Resumo

Objetivo
Identificar o comportamento consumidor de escolares em relação aos seus hábitos alimentares e a influência da televisão.

Métodos
Trata-se de estudo piloto com 57 escolares com idades entre 7 e 10 anos, do ensino fundamental de uma escola particular localizada em Florianópolis (SC). Foi utilizado um questionário, desenvolvido especialmente para a pesquisa, e realizada avaliação antropométrica. Os dados foram analisados utilizando testes de associação (teste Qui-quadrado de Pearson - χ2) e análise de variância. As diferenças foram consideradas significantes quando p<0,05.

Resultados
Todos os estudantes tinham televisão em casa, sendo que 75,0% no próprio quarto. A grande maioria costumava beliscar enquanto assistia a televisão (98,0%), ou fazia as refeições com a televisão ligada (89,5%). O consumo semanal de hortaliças e frutas foi muito inferior ao recomendado segundo a pirâmide alimentar. Os espectadores freqüentes de televisão comiam menos verduras semanalmente do que os moderados. De acordo com a avaliação antropométrica, 23,6% dos estudantes apresentavam sobrepeso ou obesidade e 9,1% apresentavam adiposidade central.

Conclusão
Os hábitos dos estudantes indicam a necessidade de empregar estratégias educacionais que promovam a adoção de hábitos e comportamentos mais saudáveis. 

Referências

Ward S. Consumer socialization. J Cons Res. 1974; 1(1):1-14.

McNeal JU. Tapping the three kids´ markets. Am Demographics. 1998; 20(1):37-41.

Rose GM, Boush D, Shoham A. Family communication and children’s purchasing influence: a cross-national examination. J Bus Res. 2002; 55(11): 867-73.

Coon KA, Tucker KL. Television and children’s consumption patterns. A review of the literature. Minerva Pediatr. 2002; 54(5):423-36.

Almeida SS, Nascimento PCBD, Quaioti TCB. Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Rev Saúde Pública. 2002; 36(3):353-5.

Instituto Midiativa. Brasileiro vê TV mais de 5 horas por dia. [acesso em 14 Mar 2006]. Disponível em: <http://www.midiativa.org.br/index.php/midiativa/content/view/full/2717>.

Birch LL. Development of food preferences. Annu Rev Nutr. 1999; 19(1):41-62.

Halford JCG, Gillespie J, Brown V, Pontin EE, Dovey TM. Effect of television advertisements for foods on food consumption in children. Appetite. 2004; 42(2):221-25.

Hancox RJ, Milne BJ, Poulton R. Association between child and adolescent television viewing and adult health: a longitudinal birth cohort study. Lancet. 2004; 364(9430):257-62.

John DR. Consumer socialization of children: a retrospective look at twenty-five years of research. J Cons Res. 1999; 26(3):1-42.

McNeal J. Children as consumers of commercial and social products. Washington (DC): PAHO; 2000.

Lohman TG, Roche AF, Martorell R. Anthropometric standardization reference manual (Abridged Edition). Champaign (Il): Human Kinetics Books; 1991.

Centers for Disease Controland Prevention. National Center for Health Statistic). CDC Growth Charts: United States [cited 2006 Mar 19]. Available from: <http://www.cdc.gov/growthcharts>.

Taylor RW, Jones IE, Williams SM, Goulding A. Evaluation of waist circumference, waist-to-hip ratio, and the conicity index as screening tools for high trunk fat mass, as measured by dual-energy X-ray absorptiometry, in children aged 3-19y. Am J Clin Nutr. 2000; 72(2):490-5.

Buijzen M, Valkenburg PM. The effects of television advertising on materialism, parent-child conflict and unhappiness: a review of research. J Appl Dev Psych. 2003; 24(4):437-56.

Olivares SC, Albala CA, Garcia FB, Jofre IC. Publicidad televisiva y preferencias alimentarias en escolares de la región metropolitana. Rev Méd Chile. 1999; 127(7):791-99.

Santa Catarina. Lei nº 12.061, de 18 de dezembro de 2001. Dispõe sobre critérios de concessão de serviços de lanches e bebidas nas unidades educacionais, localizadas no Estado de Santa Catarina. Lex: Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. 2001 20 dez; 1.

Harrison K. Is “fat free” good for me? A panel study of television viewing and children’s nutritional knowledge and reasoning. Health Commun. 2005; 17(2):117-32.

Ruano IR, Pujol MES. Hábitos de vida en una población escolar de Mataró (Barcelona) asociados al número de veces diarias que se ve televisión y al consumo de azúcares. Rev Esp Salud Pública. 1997; 71(5):487-98.

Philippi ST, Latterza RA, Cruz ATR, Ribeiro LC. Pirâmide alimentar adaptada: guia para a escolha dos alimentos. Rev Nutr. 1999; 12(1):65-80.

Fisher JO, Mitchell DC, Smiciklas-Wright H, Birch LL. Parental influences on young girls fruit and vegetable, micronutrient, and fat intakes. J Am Diet Assoc. 2002; 102(1):58-64.

Fisher JO, Birch LL. Restricting access to a palatable food affects children’s behavioral response, food selection and intake. Am J Clin Nutr. 1999; 69(6): 1264-72.

Coon KA, Goldberg JG, Rogers BL, Tucker KL. Relationships between use of television during meals and children’s food consumption patterns. Pediatrics. 2001; 107(1):1-9.

Borzekowski DL, Robinson TN. The 30-second effect: an experiment revealing the impact of television commercials on food preferences of preschoolers. J Am Diet Assoc. 2001; 101(1): 42-6.

Francis LA, Lee Y, Birch LL. Parental weight status and girls´television viewing, snacking and body mass indexes. Obes Res. 2003; 11(1):143-51.

Gore SA, Foster JA, Di Lillo VG, Kirk K, West DS. Television viewing and snacking. Eat Behav. 2003; 4(4):399-405.

Arnas YA. The effects of television food advertisement on children’s food purchasing requests. Pediatr Int. 2006; 48(2):138-45.

Bellisle F, Rolland-Cachera MF, Kellogg Scientific Advisory Committee Child and Nutrition. Three consecutive (1993, 1995, 1997) surveys of food intake, nutritional attitudes and knowledge, and lifestyle in 1000 French children, aged 9-11 years. J Hum Nutr Dietet. 2000; 13(2):101-11.

de Assis MAA, Rolland-Cachera MF, Grosseman S, Vasconcelos FAG, Luna MEP, Clavo MCM, et al. Obesity, overweight and thinness in schoolchildren of the city of Florianópolis, Southern Brazil. Eur J Clin Nutr. 2005; 59(9):1015-21.

Downloads

Publicado

01-09-2023

Como Citar

Medeiros Rataichesck FIATES, G. ., Dias de Mello Castanho AMBONI, R. ., & TEIXEIRA, E. . (2023). Comportamento consumidor, hábitos alimentares e consumo de televisão por escolares de Florianópolis. Revista De Nutrição, 21(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9563

Edição

Seção

NOTA CIENTÍFICA