Emprego da Teoria de Resposta do Item para medida de mudança no
Children’s Analogical Thinking Modifiability Test
Palavras-chave:
Avaliação assistida, Modelo de Rasch, Teoria de Resposta ao ItemResumo
Provas assistidas, com fase intermediária de ensino, medem mudanças entre pré-teste e pós-teste pressupondo uma métrica comum entre eles. Para testar este pressuposto, aplicou-se a Teoria de Resposta ao Item nas respostas de 69 crianças à prova cognitiva assistida Children’s Analogical Thinking Modifiability Test adaptada, com 12 itens, totalizando 828 respostas, para verificar se a escala original produzia os mesmos resultados em termos de quantificação de mudança que a escala equalizada obtida via Teoria de Resposta ao Item. Seguiram-se os passos: 1) ancoragem dos itens de pré e pós-teste, por uma análise cognitiva, encontrando-se três itens em comum; 2) estimação do parâmetro de dificuldade dos itens e comparação destes; 3) equalização dos itens e estimação dos “thetas”; 4) comparação das escalas. A métrica do Children’s Analogical Thinking Modifiability Test foi semelhante à estimada pela Teoria de Resposta ao Item, mas é preciso diferenciar a dificuldade dos itens de pré e pós-teste, adequando-o a amostras com alto e baixo desempenho.
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