Emprego da Teoria de Resposta do Item para medida de mudança no

Children’s Analogical Thinking Modifiability Test

Autores

  • Odoisa Antunes de QUEIROZ Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Ricardo PRIMI Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Lucas de Francisco CARVALHO Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

Avaliação assistida, Modelo de Rasch, Teoria de Resposta ao Item

Resumo

Provas assistidas, com fase intermediária de ensino, medem mudanças entre pré-teste e pós-teste pressupondo uma métrica comum entre eles. Para testar este pressuposto, aplicou-se a Teoria de Resposta ao Item nas respostas de 69 crianças à prova cognitiva assistida Children’s Analogical Thinking Modifiability Test adaptada, com 12 itens, totalizando 828 respostas, para verificar se a escala original produzia os mesmos resultados em termos de quantificação de mudança que a escala equalizada obtida via Teoria de Resposta ao Item. Seguiram-se os passos: 1) ancoragem dos itens de pré e pós-teste, por uma análise cognitiva, encontrando-se três itens em comum; 2) estimação do parâmetro de dificuldade dos itens e comparação destes; 3) equalização dos itens e estimação dos “thetas”; 4) comparação das escalas. A métrica do Children’s Analogical Thinking Modifiability Test foi semelhante à estimada pela Teoria de Resposta ao Item, mas é preciso diferenciar a dificuldade dos itens de pré e pós-teste, adequando-o a amostras com alto e baixo desempenho.

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Referências

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

QUEIROZ, O. A. de, PRIMI, R. ., CARVALHO, L. de F., & ENUMO, S. R. F. (2013). Emprego da Teoria de Resposta do Item para medida de mudança no: Children’s Analogical Thinking Modifiability Test. Estudos De Psicologia, 30(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8692

Edição

Seção

INSTRUMENTOS E PROCESSOS EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA