Crianças com dificuldade de aprendizagem e a escola: emoções e saúde em foco

Autores

  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Universidade Federal do Espírito Santo
  • Erika da Silva FERRÃO Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mylena Pinto Lima RIBEIRO Centro Universitário Vila Velha

Palavras-chave:

Dificuldade de aprendizagem, Estado emocional, Estudantes, Psicologia da saúde

Resumo

Relações entre emoções e saúde de alunos com e sem dificuldade de aprendizagem foram analisadas por indicadores de ansiedade, depressão, stress, doenças físicas, queixas somáticas, faltas escolares, peso e altura. Responderam ao Inventário de Ansiedade Traço-Estado para Criança e à Escala de Stress Infantil 60 alunos (8-14 anos) da 3ª e 4ª série, divididos em G1 (desempenho inferior no Teste de Desempenho Escolar) e G2 (desempenho superior no Teste de Desempenho Escolar). A Escala de Sintomatologia Depressiva para Mestres e o questionário sobre doenças e queixas somáticas dos alunos foram respondidos por 6 professoras. Não houve diferenças significativas entre dados das escalas, mas naqueles obtidos com as professoras, identificando-se 23,3% da amostra com indicações de risco para problemas emocionais e de saúde. Formaram-se dois subgrupos - G1a e G2a - com 14 alunos, entrevistados individualmente sobre o estado de saúde e a escola, dados esses submetidos à análise funcional, identificando-se eventos do contexto escolar e familiar que dificultam o desempenho acadêmico.

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Publicado

2006-06-30

Como Citar

ENUMO, S. R. F. ., FERRÃO, E. da S. ., & RIBEIRO, M. P. L. . (2006). Crianças com dificuldade de aprendizagem e a escola: emoções e saúde em foco. Estudos De Psicologia, 23(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6785