Temperamento: onze anos de levantamento no Psychological Abstracts

Autores

  • Raquel Souza Lobo GUZZO PUC-CAMPINAS
  • Isabel Cristina RIELLO
  • Ricardo PRIMI USF
  • Magali SERRANO PUC-CAMPINAS/UNIMEP
  • Patrícia do Carmo Pereira ITO
  • Cristina Coutinho Marques PINHO PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

personalidade, desenvolvimento, busca bibliográfica, produção científica

Resumo

Análise da produção científica é um dos pré-requisitos para análise do desenvolvimento científico. Considerando o ressurgimento do temperamento no meio científico nas últimas décadas, este trabalho teve como objetivo verificar o "estado da arte" deste tema. Foi utilizado como suporte bibliográfico o Psychological Abstracts, considerando-se as áreas temáticas: Psicometria, Estatística e Metodologia; Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Personalidade e Psicologia Educacional. Os dados foram computados em um quadro com indicação do autor, data, volume, número, tema, revista, faixa etária e tipo de artigo (teórico ou pesquisa). Os resultados foram tabulados relacionados à área temática, ao tipo de artigo e à faixa etária. Predominaram no levantamento artigos da área temática Psicologia do Desenvolvimento, artigos do tipo pesquisa e a maioria abordava a faixa etária infantil. Estes resultados confirmam dados da literatura contemporânea que revelam que o temperamento é considerado um dos componentes da personalidade e tem adquirido novas ênfases em Psicologia do Desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLPORT, W.G. (1966). Personalidade: Padrões e desenvolvimento (D.M. Leite, Trad.). São Paulo: Editora Herder. (Original publicado em 1961).

ANGLEITNER, A., John, O. P. & Löhr, F.J. (1986). It's what you ask and how you ask it: An itemmetric analysis of personality questionnaires. Em A. Angleitner & J.S. Wiggins (Orgs.), Personality Assessment via Questionnaires (pp. 61-108). Berlim: Springer-Verla.

CLARK, L. A. & Watson, D. (1999). Temperament: a new paradigm for trait psychology. Em L.A.Pervin & O.P. John (Orgs.), Handbook of Personality Theory and Research (pp. 399-423). New York: Guilford.

EYSENCK, H. & Eysenck, M.W. (1985). Personality and Individual Differences. London: Plenum Press.

FENATI, R. (1987). A análise das ciências. Síntese, 40 101-105.

FRIENDENSBERG, E. (1985). Reactivity and individual style of work exemplified by constructional type task performance: A developmental study. Em J. Strelau, F.H. Farley & A. Gale (Orgs.), The Biological Bases of Personality and Behavior: Theories, Measurement and Development (pp.241-253). New York: Hemisphere Publishing Corp/Harper & Row Publishers.

GOLDSMITH, H.H. & Rieser-Danner, A. (1990). Assessing early temperament. Em C. R. Reynolds. & R. W. Kamphaus (Orgs.), Handbook of Psychological and Educational Assessment of Children: Personality, Behavior and Context (pp.245-271). New York: Guilford Press.

HUBERT, N.C., Wachs, T., Peters-Martin, P. & Gandour, M.J. (1982). The study of early temperament: Measurement and conceptual issues. Child Development,53.571 - 600.

ITO, P. C. P. & Guzzo, R. S. L. (2002). Diferenças Individuais: temperamento e personalidade; importância da teoria. Estudos de Psicologia, 19 (1), 91-100.

KEOGH, B.K. (1989). Applying temperament research to school. Em G.A. Kohnstamm, J.E. Bates & M. K. Rothbart (Orgs.), Temperament in Childhood (pp.437-450). Chilchester: John Wiley & Sons.

KEOGH, B.K. & Bess, C.R. (1990). Assessing temperament. Em H.L. Swanson (Org.), Handbook of Learning Abilities: Theory, Research and Practice (pp.13-329). Texas: Pro Ed.

MARTIN, R.P. & Wisenbaker, J. (1995). Prediction of teacher rated behavior problems at 12-years from maternal ratings of temperament in infancy Paper presented at the 7th Meeting of the International Society for the Study of Individual Differences. Warsaw, Poland.

RODRIGUES, M.M.P. (1999). Desenvolvimento das relações pais filhos: uma abordagem evolutiva. Em A. M. Carvalho (Org.), O mundo social da criança: natureza e cultura em ação (pp. 53-70). São Paulo: Casa do Psicólogo.

ROTHBART, M.K. (1989) Temperament and Development. Em G. A. Kohstamm, J. E. Bates & M. K. Rothbart, M.K. (Orgs.), Temperament in Childhood (pp.187-247). Chilchester: John Wiley & Sons.

STRELAU, J. (1991). Temperament and giftedness in children and adolescents. Paper presented at the 9th World Conference on Gifted and Talented Children - The Haque, Netherlands.

STRELAU, J. (1996). The regulative theory of temperament: current status. Personality and Individual Differences,20 (2), 131-142.

STRELAU, J. (1998). Temperament: a psychological perspective. New York: Plenum Press.

THOMAS, A., Chess, S. & Korn, S.J. (1982) The reality of difficult temperament. Merril-Palmer Quarterly, 28 (1), 1-20.

Downloads

Publicado

2004-04-30

Como Citar

GUZZO, R. S. L. ., RIELLO, I. C. ., PRIMI, R. ., SERRANO, M. ., ITO, P. do C. P. ., & PINHO, C. C. M. . (2004). Temperamento: onze anos de levantamento no Psychological Abstracts. Estudos De Psicologia, 21(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6691