Câncer infantil: uma proposta de avaliação as estratégias de enfrentamento da hospitalização

Autores

  • Alessandra Brunoro MOTTA Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

estratégias de enfrentamento, hospitalização infantil, câncer infantil

Resumo

A criança com câncer precisa se adaptar à hospitalização, utilizando estratégias de enfrentamento adequadas a fim de minimizar os efeitos negativos. Visando à elaboração de um instrumento de avaliação das estratégias de enfrentamento da hospitalização, 28 crianças, de 6 a 12 anos, inscritas no serviço de oncologia de um hospital público de Vitória, ES, foram submetidas à aplicação do instrumento: Avaliação das Estratégias de Enfrentamento da Hospitalização, com 41 pranchas ilustradas, divididas nos conjuntos: A: Enfrentamento da hospitalização, e B: Brincar no hospital. Os resultados referentes à adequação do instrumento mostraram um percentual de 88,4% e 94,6% de adequação das pranchas do Conjunto A e do Conjunto B, respectivamente. Os resultados das respostas ao instrumento indicaram um padrão de respostas de enfrentamento mais facilitador (brincar, conversar, tomar remédio e rezar) do que não-facilitador (esconder-se, brigar, sentir culpa, fazer chantagem). O instrumento mostrou-se adequado à compreensão e ao atendimento psicológico à criança hospitalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Antoniazzi, A.S., Dell'aglio, D.D., & Bandeira, D.R. (1998). O conceito de coping: Uma revisão teórica. Estudos de Psicologia, 3 (2), 273-294.

Assumpção, F., Kuczynski, E., Sprovieri, M.H., & Aranha, E.M.G. (2000). Escala de avaliação de qualidade de vida: Validade e confiabilidade de uma Escala para Qualidade de Vida em crianças de 4 a 12 anos. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 58 (1), 119-127.

Cerqueira, A.T.A.R. (2000). O conceito e metodologia de coping: Existe consenso e necessidade? In R.R. Kerbauy (Org.). Sobre Comportamento e cognição: Psicologia Comportamental e Cognitiva- conceitos, pesquisa e aplicação, a ênfase no ensinar, na inovação e no questionamento clínico (v.5, p.279-289). Santo André: Arbytes Editora.

Fávero, M.H., & Salim, C.M.R. (1995). A relação entre os conceitos de saúde, doença e morte: Utilização do desenho na coleta de dados. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 11 (3), 181-191.

Garon, D. (1996). Classificação e análise de materiais lúdicos: O Sistema ESAR. In A. Friedmann, C. Aflalo, C.M.R.J. Andrade & R.Z. Altman (Orgs.). O Direito de Brincar (p. 173-186). São Paulo: Scritta: Abrinq.

Lazarus, R., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal, and coping New York: Springer Publishing Company.

Lipp, M.E.N., & Lucarelli, M.D.M. (1998). Manual da Escala de Stress Infantil - ESI São Paulo: Casa do Psicólogo.

Löhr, S. (1998). Crianças com câncer: Discutindo a intervenção psicológica Tese de Doutorado não publicada, Universidade de São Paulo.

Löhr, S., & Silvares, E.F.M. (1998). Escala de avaliação do comportamento da criança. In S.S. Lohr. Crianças com câncer: Discutindo a intervenção psicológica (p.136-138). Tese de Doutorado não publicada, Universidade de São Paulo.

Méndez, F.X., Ortigosa, J.M., & Pedroche, S. (1996). Preparación a la hospitalización infantil (I): Afrontamiento del estrés. Psicologia Conductual, 4 (2), 193-209.

Motta, A.B., Enumo, S.R.F. (2002). Brincar no hospital: Câncer infantil e avaliação do enfrenta-mento da hospitalização. Psicologia: Saúde e Doenças,3 (1), 23-41.

Santos, C.T., & Sebastiani, R.W. (1998). Acompanhamento psicológico à pessoa portadora de doença crônica. In V.A. Angerami-Camon. E a Psicologia entrou no hospital (p.147-176). São Paulo: Pioneira.

Savóia, M.G., Santana, P.R., & Mejias, N.P. (1996). Adaptação do Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus para o Português. Psicologia USP, 7 (1/2), 183-201.

Skinner, B.F. (1978). Ciência e comportamento humano (4.ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Spielberg, C.D. (1983). Manual do Inventário de Ansiedade Traço-Estado - IDATE-C Rio de Janeiro: CEPA.

Downloads

Publicado

2004-12-31

Como Citar

MOTTA, A. B., & ENUMO, S. R. F. . (2004). Câncer infantil: uma proposta de avaliação as estratégias de enfrentamento da hospitalização . Estudos De Psicologia, 21(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6720