Contribuições da Psicologia no contexto da Pandemia da COVID-19: seção temática

Autores

  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. https://orcid.org/0000-0001-9038-6151
  • Maria Beatriz Martins LINHARES Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental. https://orcid.org/0000-0001-5958-9874

Resumo

A humanidade tem enfrentado ao longo dos séculos diversas epidemias e pandemias, sendo muito
lembrada a Peste Negra na Europa do século XIV, e mais recentemente, a Severe Acute Respiratory
Syndrome (SARS, Síndrome Respiratória Aguda Grave) e a Middle East Respiratory syndrome coronavirus
(MERS, Síndrome Respiratória do Oriente Médio), surgidas na China e no Oriente Médio, respectivamente.
Frente à terceira pandemia do século XXI, agora causada pelo Severe Acute Respiratory Syndrome
Coronavirus 2 (SARS-CoV-2, Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2), procuramos aprender
com a experiência de povos acometidos por doenças que dizimaram suas populações (Peeri et al., 2020).
Esses eventos podem ser também oportunidades de revisões de práticas culturais e geração de conhecimentos
científicos, assim como ocorrem com situações de guerra, a exemplo do desenvolvimento de áreas como a
Medicina, a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional, a Psicometria, a Psicologia da Saúde, especialmente após
a II Guerra Mundial (Souza & Faro, 2011). Campos de conhecimentos ligados à Comunicação de Massa, o
uso das Artes e da Propaganda, como forma de promover ações políticas no combate a doenças são vistos
nesses tempos difíceis em diversos países (Yan, Tang, Gabriele, & Wu, 2016).

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Referências

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

ENUMO, S. R. F., & LINHARES, M. B. M. (2023). Contribuições da Psicologia no contexto da Pandemia da COVID-19: seção temática. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7329