Autocuidado dentário em alunos com e sem dificuldade de aprendizagem
Palavras-chave:
tratamento dentário, dificuldade de aprendizagem, saúde bucalResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar possíveis relações entre dificuldade de aprendizagem e autocuidado dentário. Sessenta alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental público foram divididos em grupos - com (grupo 1) e sem dificuldade de aprendizagem (grupo 2) - de acordo com o teste de desempenho escolar. Foi realizada, individualmente, a verificação do biofilme dental, antes e após a escovação dos dentes, e uma entrevista sobre autocuidado dentário. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico, a análise de conteúdo dos relatos verbais e análise funcional do comportamento de escovação dentária. Verificou-se diferença significativa para o tempo de escovação - menor no grupo 1, que também relatou menos auto-regras para controle da escovação, informações menos precisas sobre cárie e mais punição pelos pais frente à esquiva ou recusa da escovação. Estudos interdisciplinares em psicologia e odontologia são desejáveis para a proposição de programas de intervenção em saúde bucal mais eficazes.
Downloads
Referências
Al-Malik, M. I., & Rehbini, Y. A. (2006). Prevalence of dental caries, severity and pattern in age 6 to 7-year-old children in a selected community in Saudi Arabia. Journal of Contemporary Dental Practice, 7 (2), 46-54.
Berggren, U., & Carlsson, S. G. (1984). Psycometric measures of dental fear. Community Dentistry and Oral Epidemiology, 12 (5), 319-324
Buishi, Y. P., Axelson P., & Siqueira, T. R. F. (2000). Controle mecânico do biofilme dental e a prática da promoção de saúde bucal. In Y. P. Buishi (Org.), Promoção de saúde bucal na clínica odontológica (pp.169-214). São Paulo: Artes Médicas.
Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artmed.
Cruz, J. S., Cota, L. O. M., Paixão, H. H., & Pordeeus, I. A. (1997). A Imagem do cirurgião-dentista: um estudo de representação social. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, 11 (4), 307-313.
Dias, T. L., Enumo, S. R. F., Turini, F. A., & Ferrão, E. S. (2003). Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental: avaliação do desempenho em provas acadêmicas e cognitivas. In S. R. F. Enumo, S. S. Queiroz & A. Garcia (Orgs.), Desenvolvimento humano e aprendizagem: algumas análises e pesquisas (pp.59-77). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Dias, T. L., Enumo, S. R. F., & Azevedo Jr., R. (2004). Influências de um programa de criatividade no desempenho cognitivo e acadêmico de alunos com dificuldade de aprendizagem. Psicologia em Estudo, 9 (3), 429-437.
Dias, T. L., Silva, S. R., Enumo, S. R. F., & Rabbi, J. S. (2005). Análise de erros da escrita em alunos do ensino fundamental de Vitória, ES. Vertentes, 25 (1), 29-41.
Enumo, S. R. F., Ferrão, E. S., & Ribeiro, M. P. L. (2006). Crianças com dificuldades de aprendizagem: as emoções e a saúde em foco. Estudos de Psicologia (Campinas), 23 (2), 139-149.
García, J. N. (1998). História e definições das dificuldades de aprendizagem. In J. N García (Org.), Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. (pp.7-38). Porto Alegre: Artes Médicas.
Greene, J. C., & Vermillion, J. R. (1964). The simplified oral hygiene index. Journal of American Dental Association, 68, 7-13.
Guishi, L. L., Soares, M. C., Forni, T. I. B, Vieira, V., Wada, R. S., & Souza, M. L. R. (2005) Relationship between dental caries and socio-economic factors in adolescents. Journal of Applied Oral Science, 13 (3), 305-11.
Litt, M. D., Kalinowski, L., & Shafer, D. (1999). A dental fears typology of oral surgery patients: matching patients to anxiety interventions. Health Psychology, 18 (6), 614-624.
Marturano, E. M., & Ferreira, M. C. T. (2004). A criança com queixas escolares e sua família. In E. M. Marturano, M. B. M. Linhares & S. R. Loureiro (Orgs.), Vulnerabilidade e proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento do escolar (pp.217-249). São Paulo: Casa do Psicólogo.
McKinney, J. D. (1989). Longitudinal research on the behavioral characteristics of children with learning disabilities. Journal of Learning Disabilities, 22 (3), 141-150.
Medeiros, P. C., & Loureiro, S. R. (2004). A observação clínica do comportamento de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem. In E. M. Marturano, M. B. M. Linhares & S. R. Loureiro (Orgs.), Vulnerabilidade e proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento do escolar (pp.107-136). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Medeiros, P. C., Loureiro, S. R., Linhares, M. B. M., & Marturano, E. M. (2000). A auto-eficácia e os aspectos comportamentais de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicologia: Reflexão & Crítica, 13 (3), 327-336.
Meltzoff, J. (2001). Critical thinking about research: psychology and related fields. Washington, DC: American Psychological Association.
Meyer, S. B. (1997). O conceito de análise funcional. In M. Delitti (Org.), Sobre comportamento e cognição: a prática da análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental (pp.31-36). Santo André: Arbytes.
Milgron, P., Mancl, L., King, B., & Weinstein, P. (1995). Origins of childhood dental fear. Behaviour Research and Therapy, 3 (3), 313-319.
Ministério da Saúde. (2004). SB Brasil: condições de saúde bucal da população brasileira - Resultados principais. Acessado em julho 14, 2006, Disponível em: http://dtr2004.saude.gov.br/dab/saudebucal/publicacoes.php
Moraes, A. B. A. (2002). Negative and positive control and dental treatment situations. Brazilian Journal of Oral Science, 1 (2), 95-98.
Moraes, A. B. A., Costa Junior, A. L., & Rolim, G. S. (2004). Medo de dentista: Ainda existe? In M. Z. S. Brandão (Org.), Sobre comportamento e cognição: contribuições para a construção da teoria do comportamento (Vol.14, pp.171-178). Santo André, SP: Esetec.
Moraes, A. B. A., Possobon, R. F., Costa Junior, A. L., & Rolim, G. S. (2005). Contingências aversivas em serviços de saúde. In H. J. Guilhardi & N. C. Aguirre (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: expondo a variabilidade (Vol.15, pp.83-94). Santo André, SP: Esetec.
Moraes, A. B. A., Possobon, R. F., Costa Junior, A. L., Fonseca, C. M. M., Silva, A. R. C., & Rolim, G. S. (2006). A psicologia pediátrica aplicada à odontologia. In M. A. Crepaldi, M. B. M. Linhares & G. B. Perosa (Orgs.), Temas em psicologia pediátrica (pp.219-257). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Pinto, V. G. (1999). Epidemiologia das doenças bucais no Brasil. In L. Kriger (Org.), ABOPREV: promoção de saúde bucal (2a. ed., pp.28-41). Porto Alegre: Artes Médicas.
Rawlinson, S. R. (2001). The dental and oral care needs of adults with a learning disability living in a rural community. Journal of Learning Disabilities, 5(2), 133-156.
Santa Maria, M. R., & Linhares, M. B. M. (1999). Avaliação cognitiva assistida de crianças com indicações de dificuldades de aprendizagem escolar e deficiência mental leve. Psicologia: Reflexão e Crítica, 12 (2), 395-417.
Sidman, M. (1995). Coerção e suas implicações. São Paulo: Editorial Psy.
Singh, K. A, Moraes, A. B. A., & Bovi Ambrosano, G. M. (2000). Medo, ansiedade e controle relacionados ao tratamento odontológico. Pesquisa Odontológica Brasileira, 14 (2), 131-136.
Skinner, B. F. (1978). Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1953).
Smith, C., & Strick, L. (2001). Dificuldades de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed.
Soares, N. E., & Fernandes, L. M. (1989). A medida do nível sócio-econômico-cultural. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 2, 35-43.
Stein, L. M. (1994). TDE - Teste de Desempenho Escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Susin, C., Haas, A. N., Opermann, R. V., & Albandar, J. M. (2006). Tooth loss in a young population from south Brazil. Journal of Public Health, 66 (2), 110-115.
Trapani, C., & Gettinger, M. (1999). Tratamento de alunos com transtornos de aprendizagem: Definição de caso e planejamento do programa. In M. A. Reinecke, F. M. Dattilio & A. Freeman (Orgs.), Terapia cognitiva com crianças e adolescentes (pp.197-214). Porto Alegre: Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andréa Carlesso LOZER, Sônia Regina Fiorim ENUMO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.