Apresentação Seção temática

Intervenções em Psicologia da Saúde da Criança

Autores

  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde

Resumo

 A tradução para a prática profissional do conhecimento gerado em pesquisas é um dos objetivos da área da Psicologia Pediátrica. Esta é concebida como uma intersecção de diversos campos de conhecimento advindos da Psicologia, das Ciências que compõem a nova Pediatria, incluindo os avanços das tecnologias em saúde (Crepaldi, Linhares, & Perosa, 2006; McQuaid & Spirito, 2012; Robert & Steele, 2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Crepaldi, M. A., Linhares, M. B. M., & Perosa, G. B. (2006). Temas em Psicologia Pediátrica. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Dich, N., Hansen, A. M., Avlund, K., Lund, A. R., Mortensen, E. L., Bruunsgaard, H., & Rod, N. H. (2015). Early life adversity potentiates the effects of later life stress on cumulative physiological dysregulation. Anxiety, Stress, & Coping: An International Journal, 28(4), 372-390. https://doi.org/10.1080/10615806.2014.969720

Eysenbach, G. (2001). What is e-health? Journal of Medical Internet Research, 3(2), e20. https://doi.org/10.2196/ jmir.3.2.e20

McQuaid, E. L., & Spirito, A. (2012). Integrating research into clinical internship training bridging the science/practice gap in Pediatric Psychology. Journal of Pediatric Psychology, 37(2), 149-157. https://doi.org/10.1093/jpepsy/jsr114

Melnik, T., Souza, W. F., & Carvalho, M. R. (2014). A importância da prática da Psicologia baseada em evidências: aspectos conceituais, níveis de evidência, mitos e resistências. Revista Costarricense de Psicología, 33(2), 79-92. Recuperado em maio 8, 2017 de http://rcps-cr.org/wp-content/themes/rcps/descargas/2014/2/0-RCP-Vol.33-No2.pdf

Organisation for Economic Co-operation and Development. (2017). New health technologies: Managing access, value and sustainability. Paris: OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/9789264266438-en

Robert, M. C., & Steele, R. G. (2009). Handbook of Pediatric Psychology (4th. ed.). New York: The Guilford Press.

Shonkoff, J. P., Garner, A. S., Committee on Psychosocial Aspects of Child and Family Health, Committee on Early Childhood, Adoption, and Dependent Care, & Section on Developmental and Behavioral Pediatrics. (2012). The lifelong effects of early childhood adversity and toxic stress. Pediatrics, 129(1), e232-246. https://doi.org/10.1542/ peds.2011-2663

Shonkoff, J., Radner, J. M., & Foote, N. (2016). Expanding the evidence base to drive more productive early childhood investment. The Lancet, 389(10064), 7-13. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31702-0

Publicado

2023-03-09

Como Citar

ENUMO, S. R. F. (2023). Apresentação Seção temática : Intervenções em Psicologia da Saúde da Criança. Estudos De Psicologia, 34(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7682