Autocuidado dentário em alunos com e sem dificuldade de aprendizagem

Autores/as

  • Andréa Carlesso LOZER Universidade de Buenos Aires
  • Sônia Regina Fiorim ENUMO Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

tratamento dentário, dificuldade de aprendizagem, saúde bucal

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar possíveis relações entre dificuldade de aprendizagem e autocuidado dentário. Sessenta alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental público foram divididos em grupos - com (grupo 1) e sem dificuldade de aprendizagem (grupo 2) - de acordo com o teste de desempenho escolar. Foi realizada, individualmente, a verificação do biofilme dental, antes e após a escovação dos dentes, e uma entrevista sobre autocuidado dentário. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico, a análise de conteúdo dos relatos verbais e análise funcional do comportamento de escovação dentária. Verificou-se diferença significativa para o tempo de escovação - menor no grupo 1, que também relatou menos auto-regras para controle da escovação, informações menos precisas sobre cárie e mais punição pelos pais frente à esquiva ou recusa da escovação. Estudos interdisciplinares em psicologia e odontologia são desejáveis para a proposição de programas de intervenção em saúde bucal mais eficazes.

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Publicado

2007-12-31

Cómo citar

LOZER, A. C. ., & ENUMO, S. R. F. . (2007). Autocuidado dentário em alunos com e sem dificuldade de aprendizagem. Estudos De Psicologia, 24(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6904