Desenvolvimento de um teste informatizado para avaliação do raciocínio, da memória e da velocidade do processamento

Autores

  • Marco Antonio dos SANTOS PUC-CAMPINAS
  • Ricardo PRIMI Universidade São Francisco

Palavras-chave:

distúrbios de aprendizagem, escolares do ensino fundamental, memória de curto prazo, raciocínio indutivo

Resumo

Este estudo investiga a precisão e a validade de um teste informatizado que avalia principalmente três habilidades cognitivas: raciocínio indutivo, memória de curto prazo auditiva e memória de curto prazo visual, utilizando o modelo de Cattell-Horn-Carroll e comparando o desempenho no teste com a avaliação de dificuldades escolares feitas pelas professoras. O teste foi aplicado em 70 estudantes do ensino fundamental da rede municipal de segunda a quarta séries com idades entre 7 e 12 anos, sendo 52,9% dos participantes do sexo masculino. O instrumento apresentou evidências de precisão por consistência interna com alfa de 0,81 (raciocínio indutivo), 0,93 (memória de curto prazo auditiva) e 0,81 (memória de curto prazo visual). Comparando os resultados do instrumento com a avaliação externa, independente de dificuldades escolares feitas pelas professoras, verificou-se que a maior parte das medidas cognitivas obtidas na avaliação informatizada se correlaciona significativamente (magnitudes variando de 0,29 a 0,51) com dificuldades escolares ligadas ao aspecto motor, à hiperatividade, à escrita, à leitura e ao cálculo.

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Publicado

2005-09-30

Como Citar

SANTOS, M. A. dos ., & PRIMI, R. (2005). Desenvolvimento de um teste informatizado para avaliação do raciocínio, da memória e da velocidade do processamento. Estudos De Psicologia, 22(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6754