Bateria para avaliação das altas habilidades/superdotação

análise dos itens via Teoria de Resposta ao Item

Autores

  • Tatiana de Cássia NAKANO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Ricardo PRIMI Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
  • Isabel Cristina Camelo de ABREU Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Faculdade de Psicologia
  • Marcela Zeferino GOZZOLI Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Faculdade de Psicologia
  • Daniel Campos CAPOROSSI Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Faculdade de Psicologia
  • Ana Flávia Martins MILIANI Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Faculdade de Psicologia
  • Amanda Abrão MARTINS Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Faculdade de Psicologia

Palavras-chave:

Aptidão cognitiva, Avaliação psicológica, Teoria de Resposta ao Item, Validade do teste

Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar a análise dos itens de uma bateria para avaliação das altas habilidades/ superdotação. A amostra foi composta por 987 crianças e adolescentes, sendo 523 mulheres, com idades entre 8 e 17 anos (Média = 11,5 e Desvio-Padrão = 1,89). A bateria para avaliação das altas habilidades/superdotação, composta por quatro subtestes de inteligência (Raciocínio Verbal, Abstrato, Numérico e Lógico) e dois subtestes de criatividade (Teste Completando Figura e Teste de Criação de Metáforas) foi utilizada. Os resultados da análise dos índices de ajuste apontaram para o fato de que três itens da prova de raciocínio verbal (RV4, RV8 e RV10), duas características criativas figurais (Fantasia e Originalidade) e um juiz do subteste de criatividade verbal apresentaram infit acima do valor desejado, de modo que atenção deve ser dada a tais itens. A segunda análise, do mapa de itens, permitiu identificar aquelas características que melhor diferenciam os sujeitos com indicativos de altas habilidades/superdotação, nos três construtos avaliados pela bateria.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

NAKANO, T. de C., PRIMI, R., ABREU, I. C. C. de, GOZZOLI, M. Z., CAPOROSSI, D. C., MILIANI, A. F. M., & MARTINS, A. A. (2023). Bateria para avaliação das altas habilidades/superdotação: análise dos itens via Teoria de Resposta ao Item. Estudos De Psicologia, 32(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8327

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL: CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO