Tecnologias de gestão dos cuidados nutricionais: recomendações para qualificação do atendimento nas unidades de alimentação e nutrição hospitalares1
Palavras-chave:
ergonomia, antropotecnologia, nutricionista, cuidados nutricionais, unidades de alimentação e nutrição hospitalaresResumo
Objetivo
O estudo teve como tema a gestão dos cuidados nutricionais no setor hospitalar, a partir da análise do trabalho do dietista/nutricionista no Brasil e na França, com o suporte da ergonomia e da antropotecnologia.
Métodos
A pesquisa foi realizada em um hospital francês e um hospital brasileiro. Os dados, analisados qualitativamente, foram obtidos com análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observação direta.
Resultados
Os resultados evidenciaram que as situações de trabalho dos profissionais analisados são influenciadas diretamente pelas características do ambiente externo. No Brasil, estas características ambientais apresentam-se mais desafiantes, em virtude do baixo investimento em saúde, baixos níveis de escolaridade, de poder aquisitivo e acesso aos bens de consumo, baixa formação dos operadores, mudanças no comportamento alimentar e envelhecimento da população. O contexto industrial em evolução, a formação qualificada e a experiência dos nutricionistas são aspectos positivos para o trabalho destes profissionais. Na França, o alto investimento em saúde e as características organizacionais do setor favorecem os profissionais ao lidarem com o envelhecimento da população, as mudanças no comportamento alimentar, a baixa formação dos operadores, as doenças crônicas não-transmissíveis e os cuidados em domicílio. A formação dos nutricionistas apresenta dificuldades de reconhecimento no setor saúde.
Conclusão
Neste estudo, elaborou-se um conjunto de recomendações com intuito de contribuir para a gestão dos cuidados nutricionais e para a qualificação e o trabalho do nutricionista no Brasil.
Referências
Chaimowicz F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Rev Saude Publica 1997; 31(2): 184-200.
Golapan C. Dietetics and nutrition: Impact of scientific advances and development. J Am Diet Assoc 1997; 97(7):737-41.
Proença RPC. Aspectos organizacionais e inovação tecnológica em processos de transferência de tecnologia: uma abordagem antropotecnológica no setor de alimentação coletiva [tese]. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.
Hôpitaux: une nouvelle génération s´exprime. La Cuisine Collective 1999; 122:12.
Quelle cuisine hospitalière por demain? La Cuisine Collective 1999; 125:20-1.
Restauration hospitalière: le “repas nutrition” fait son chemin. La Cuisine Collective 1999; 117:10.
Ricour C, Rigaud D, Tronchon P. Stratégie soignante: l’alimentation est un soin. Soins 2000; 643.
Boog MCF, Rodrigues KRM, Silva SMF. Situação profissional dos nutricionistas egressos da PUCCAMP. Rev Nutr PUCCAMP 1989; 2(1):55-87.
Carmo MGT, Holzinger M, Rosa MC, Benvenutti JCLM, Viteritte P. Prática do nutricionista de clínica nos hospitais da Grande Florianópolis-SC. Rev Cienc Saude 1994; 13(1/2):70-81.
Sousa AA, Juvêncio JF, Biazus M, Lopes W, Dutra ARA, Proença RPC. O trabalho do nutricionista e a assistência nutricional: um estudo antropotecnológico em uma unidade de internação hospitalar. Anais do 1º Encontro África-Brasil de Ergonomia; 5º Congresso Lationoamericano de Ergonomia; 9º Congresso Brasileiro de Ergonomia e 3º Seminário de Ergonomia da Bahia; 1999; Salvador. Salvador: Associação Brasileira de Ergonomia; 1999.
Rabardel P, Carlin N, Chesnais M, Lang N, Joliff GL, Pascal M. Ergonomie: Concepts et méthodes. Toulouse: Octares Editions; 1998.
Santos N, Dutra ARA, Fialho FAP, Proença RPC, Righi CR. Antropotecnologia: a ergonomia dos sistemas de produção. Curitiba: Gênesis; 1997.
Wisner A. A inteligência no trabalho: textos selecionados de ergonomia. São Paulo: Fundacentro; 1994.
Godoy AS. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rev Admin Empr 1995; 35(2): 57-63.
Minayo, MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 1997.
Yin RK. Case study research: Design and methods. Beverly Hills: Sage; 1984.
Quivy R, Campenhoudt LV. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva; 1992.
Sousa AA. O trabalho do nutricionista e a gestão dos cuidados nutricionais: um estudo antropotecnológico em unidades de alimentação e nutrição hospitalares [tese]. Florianópolis: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção UFSC; 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anete Araújo de SOUSA, Rossana Pacheco da Costa PROENÇA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.