Tecnologias de gestão dos cuidados nutricionais: recomendações para qualificação do atendimento nas unidades de alimentação e nutrição hospitalares1

Autores/as

  • Anete Araújo de SOUSA Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rossana Pacheco da Costa PROENÇA Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

ergonomia, antropotecnologia, nutricionista, cuidados nutricionais, unidades de alimentação e nutrição hospitalares

Resumen

Objetivo
O estudo teve como tema a gestão dos cuidados nutricionais no setor hospitalar, a partir da análise do trabalho do dietista/nutricionista no Brasil e na França, com o suporte da ergonomia e da antropotecnologia.

Métodos
A pesquisa foi realizada em um hospital francês e um hospital brasileiro. Os dados, analisados qualitativamente, foram obtidos com análise documental, entrevistas semi-estruturadas e observação direta.

Resultados
Os resultados evidenciaram que as situações de trabalho dos profissionais analisados são influenciadas diretamente pelas características do ambiente externo. No Brasil, estas características ambientais apresentam-se mais desafiantes, em virtude do baixo investimento em saúde, baixos níveis de escolaridade, de poder aquisitivo e acesso aos bens de consumo, baixa formação dos operadores, mudanças no comportamento alimentar e envelhecimento da população. O contexto industrial em evolução, a formação qualificada e a experiência dos nutricionistas são aspectos positivos para o trabalho destes profissionais. Na França, o alto investimento em saúde e as características organizacionais do setor favorecem os profissionais ao lidarem com o envelhecimento da população, as mudanças no comportamento alimentar, a baixa formação dos operadores, as doenças crônicas não-transmissíveis e os cuidados em domicílio. A formação dos nutricionistas apresenta dificuldades de reconhecimento no setor saúde.

Conclusão
Neste estudo, elaborou-se um conjunto de recomendações com intuito de contribuir para a gestão dos cuidados nutricionais e para a qualificação e o trabalho do nutricionista no Brasil. 

Citas

Chaimowicz F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Rev Saude Publica 1997; 31(2): 184-200.

Golapan C. Dietetics and nutrition: Impact of scientific advances and development. J Am Diet Assoc 1997; 97(7):737-41.

Proença RPC. Aspectos organizacionais e inovação tecnológica em processos de transferência de tecnologia: uma abordagem antropotecnológica no setor de alimentação coletiva [tese]. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

Hôpitaux: une nouvelle génération s´exprime. La Cuisine Collective 1999; 122:12.

Quelle cuisine hospitalière por demain? La Cuisine Collective 1999; 125:20-1.

Restauration hospitalière: le “repas nutrition” fait son chemin. La Cuisine Collective 1999; 117:10.

Ricour C, Rigaud D, Tronchon P. Stratégie soignante: l’alimentation est un soin. Soins 2000; 643.

Boog MCF, Rodrigues KRM, Silva SMF. Situação profissional dos nutricionistas egressos da PUCCAMP. Rev Nutr PUCCAMP 1989; 2(1):55-87.

Carmo MGT, Holzinger M, Rosa MC, Benvenutti JCLM, Viteritte P. Prática do nutricionista de clínica nos hospitais da Grande Florianópolis-SC. Rev Cienc Saude 1994; 13(1/2):70-81.

Sousa AA, Juvêncio JF, Biazus M, Lopes W, Dutra ARA, Proença RPC. O trabalho do nutricionista e a assistência nutricional: um estudo antropotecnológico em uma unidade de internação hospitalar. Anais do 1º Encontro África-Brasil de Ergonomia; 5º Congresso Lationoamericano de Ergonomia; 9º Congresso Brasileiro de Ergonomia e 3º Seminário de Ergonomia da Bahia; 1999; Salvador. Salvador: Associação Brasileira de Ergonomia; 1999.

Rabardel P, Carlin N, Chesnais M, Lang N, Joliff GL, Pascal M. Ergonomie: Concepts et méthodes. Toulouse: Octares Editions; 1998.

Santos N, Dutra ARA, Fialho FAP, Proença RPC, Righi CR. Antropotecnologia: a ergonomia dos sistemas de produção. Curitiba: Gênesis; 1997.

Wisner A. A inteligência no trabalho: textos selecionados de ergonomia. São Paulo: Fundacentro; 1994.

Godoy AS. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Rev Admin Empr 1995; 35(2): 57-63.

Minayo, MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 1997.

Yin RK. Case study research: Design and methods. Beverly Hills: Sage; 1984.

Quivy R, Campenhoudt LV. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva; 1992.

Sousa AA. O trabalho do nutricionista e a gestão dos cuidados nutricionais: um estudo antropotecnológico em unidades de alimentação e nutrição hospitalares [tese]. Florianópolis: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção UFSC; 2001.

Publicado

2023-08-16

Cómo citar

Araújo de SOUSA, A. ., & Pacheco da Costa PROENÇA, R. (2023). Tecnologias de gestão dos cuidados nutricionais: recomendações para qualificação do atendimento nas unidades de alimentação e nutrição hospitalares1. Revista De Nutrição, 17(4). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/9213

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS