Análise de planos de ensino de educação (alimentar e) nutricional nos cursos de nutrição

Autores

  • Elisabetta RECINE Universidade de Brasília
  • Erika Blamires Santos PORTO Universidade de Brasília
  • Patrícia Martins FERNANDEZ Universidade de Brasília
  • Maína Ribeiro PEREIRA Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Nutricionistas, Prática profissional

Resumo

Objetivo
Analisar os planos de ensino da disciplina de Educação Nutricional em cursos de Nutrição no Brasil.

Métodos
Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, de caráter transversal, tipo survey, realizado por meio de carta-convite às instituições que possuíam turmas formadas até o término do primeiro semestre de 2010 e que disponibilizaram planos de ensino da disciplina de Educação Nutricional. Para a realização da análise textual dos planos de ensino, foi utilizado o software Análise de Dados Textuais (Image, Toulouse, França) versão 4.7 e foi adotada a teoria das representações sociais como modelo teórico.

Resultados
Os dados da pesquisa foram oriundos de 46 instituições (11,7%), das quais 18 eram públicas. A análise lexical revelou a formação de dois eixos independentes, compostos, respectivamente, por palavras originárias das bibliografias apresentadas nas ementas da disciplina e por palavras relacionadas ao programa da mesma, representando uma falta de associação entre ‘referências’ e ‘texto’. Quanto ao conteúdo programático, observou-se que o processo educacional deve ser composto por análise, planejamento e implementação, mas essas três etapas (definidas por classes) não parecem estar articuladas, revelando uma fragmentação no ensino da educação (alimentar e) nutricional.

Conclusão
Esta análise revelou a necessidade de reestruturação das ementas da disciplina Educação Nutricional no sentido de promover uma maior integração do binômio teoria-prática. Contudo, para uma maior efetividade de atuação dos futuros profissionais, sugere-se um repensar mais amplo, que envolva os planos políticos pedagógicos dos cursos e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

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Publicado

30-03-2023

Como Citar

RECINE, E. ., Blamires Santos PORTO, E., Martins FERNANDEZ, P. ., & Ribeiro PEREIRA, M. . (2023). Análise de planos de ensino de educação (alimentar e) nutricional nos cursos de nutrição. Revista De Nutrição, 29(6). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/nutricao/article/view/8149

Edição

Seção

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL | THEME SECTION: FOOD AND NUTRITION EDUCATION