Análise fatorial exploratória e confirmatória do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica

Autores

  • Acácia Aparecida Angeli dos SANTOS Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia.
  • Thatiana Helena de LIMA Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia.

Palavras-chave:

Ensino fundamental e médio, Consciência fonológica, Validade do teste.

Resumo

Este estudo propôs estudar a evidência de validade de construto para uma medida de consciência fonológica. Da análise fatorial exploratória, participaram 510 alunos de 2º a 5º anos do ensino fundamental de duas escolas públicas do interior paulista, sendo a maioria do sexo masculino, com média de 8,4 anos de idade. Da análise fatorial confirmatória, participaram 427 alunos dos mesmos anos do ensino fundamental, de outros quatro estados brasileiros, sendo a maioria do sexo feminino, com média de 9,3 anos de idade. O instrumento utilizado foi o Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica. Os resultados mostraram que para a análise fatorial exploratória foram formados três fatores, já para a análise fatorial confirmatória, dos dois modelos testados, o que apresentou melhores índices de ajuste foi o composto por três fatores. O modelo encontrado faz jus à atividade realizada, entretanto outros estudos são importantes para refinar ainda mais o instrumento

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Publicado

2023-03-08

Como Citar

SANTOS, A. A. A. dos, & LIMA, T. H. de . (2023). Análise fatorial exploratória e confirmatória do Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica. Estudos De Psicologia, 34(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7646

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA