Memória e estilos intelectuais: desempenho de alunos com dificuldade para aprender

Autores

Palavras-chave:

Transtorno de falta de atenção com hiperatividade, Psicologia cognitive, Dislexia, Avaliação educacional, Ensino fundamental

Resumo

O estudo sobre as questões relacionadas ao processamento da informação se faz necessário para entender alguns dos aspectos explicativos das alterações na aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi avaliar a memória e os estilos intelectuais nos alunos do ensino fundamental com diagnóstico de dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar. Foram avaliados, individualmente, 370 alunos de escolas públicas. Utilizou-se o teste Figuras Complexas de Rey e o Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado II. Os resultados apontaram diferenças significativas entre os alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar no item memória. No inventário de estilos houve diferenças significativas entre os três grupos. A memória apresentou correlação negativa com o estilo conservador. A diferença entre os grupos e a correlação entre os instrumentos apontaram para a necessidade de pensar em pesquisas que avaliem essas variáveis nos grupos com diagnóstico.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

INÁCIO, F. F., OLIVEIRA, K. L. de, & SANTOS, A. A. A. dos. (2023). Memória e estilos intelectuais: desempenho de alunos com dificuldade para aprender. Estudos De Psicologia, 35(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7439

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA