Investigação das propriedades psicométricas de uma escala de metas de realização

Autores

  • José Maurício Haas BUENO Universidade Presbiteriana Mackenzie/Universidade São Francisco
  • Rita da Penha Campos ZENORINI Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos SANTOS Universidade São Francisco
  • Alice Yuriko MATUMOTO
  • Juliana BUCHATSKY

Palavras-chave:

análise fatorial, avaliação psicológica, propriedades psicométricas, teste de validade

Resumo

A motivação para aprender é um fenômeno complexo e relevante, muito discutido na literatura estrangeira, mas pouco explorado no Brasil, principalmente em relação à sua mensuração. O objetivo deste trabalho foi investigar a estrutura fatorial, a precisão e as correlações entre os fatores de uma escala de metas de realização. Os participantes foram 156 estudantes de Psicologia, de ambos os sexos, com 22,3 anos em média, de duas universidades paulistas. Por meio de análise fatorial extraíram-se quatro fatores com precisões de 0,57 a 0,86. O primeiro fator foi relacionado à meta performanceaproximação, o segundo à meta aprender e o terceiro e quarto fatores a aspectos distintos da meta performanceevitação. Com base na análise das cargas fatoriais, correlações entre os fatores e estruturas lingüísticas das frases, foram feitas sugestões que devem auxiliar na continuidade do trabalho para obtenção de uma escala validada e fidedigna para avaliação das metas de realização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ames C., & Archer, J. (1988). Achievement goals in the classroom: student's learning strategies and motivational processes. Journal of Educational Psychology, 80 (3), 260-267.

Ames, C. (1992). Classrooms: goals, structures, and student motivation. Journal of Education Psychology, 84 (3), 261-271.

Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicológica Porto Alegre: Artes Médicas.

Anderman, E. M., & Maehr, M. L. (1994). Motivation and schooling in the middle grades. Review of Education Research, 64 (2), 287-309.

Barron, K. E., & Haracckiewicz, J. M. (2000). Achievement goals and optimal motivation: a multiple goals approach. In I. C. Sansone & J. M. Harackiewicz (Orgs.), Intrinsic and extrinsic motivation: the search for optimal motivation and performance (pp.229-254). New York: Academic Press.

Barron, K. E., & Haracckiewicz, J. M. (2001). Achievement goals and optimal motivation: testing multiple goal models. Journal of Personality and Social Psychology, 80 (5), 706-722.

Boruchovitch, E., & Costa, E. R. (2001). O impacto da ansiedade no rendimento escolar e na motivação de alunos. In E. Boruchovitch & J. A. A. Bzuneck (Orgs.), A motivação do aluno. Contribuições da psicologia contemporânea (pp.134-147). Petrópolis: Vozes.

Boruchovitch, E., & Martini, M. L. (1997). As atribuições de causalidade para o sucesso e o fracasso escolar e a motivação para a aprendizagem de crianças brasileiras. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 49 (3), 59-71.

Bouffard, T., Boisvert, J., Vezeau, C., & Larouche, C. (1995). The impact of goal orientation on selfregulation and performance among college students. British Journal of Educational Psychology, 65, 317-29.

Bzuneck, A. (1999). Uma abordagem sócio-cognitivista à motivação do aluno: a teoria de metas de realização. Psico-USF, 4 (2), 51-66.

Bzuneck, J. A. (2001). A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In E. Boruchovitch & J. A. A Bzuneck (Orgs.), A motivação do aluno. Contribuições da psicologia contemporânea (pp.9-36). Petrópolis: Vozes.

Cardoso, L. R. (2002). Uso de estratégias de aprendizagem e suas relações com metas de realização: um estudo no ensino superior. Dissertação de mestrado em Educação não-publicada, Universidade Estadual de Londrina.

Duda, J. L., & Nicholls, J. G. (1992). Dimensions of achievement motivation in school work and sport. Journal of Education Psychology, 84 (3), 290-299.

Dweck, C. S., & Elliott, E. S. (1983). Achievement Motivation. In E. H. Hetheringtton & P. H. Mussen. Handbook of child Psychology: socialization, personality and social development (pp. 643-692). New York: Wiley.

Dweck, C. D., & Leggett, E. L. (1988). A social-cognitive approach to motivation and personality. Psychological Review, 95 (2), 256-273.

Elliot, E. S., & Dweck, C. S. (1988). Goals: an approach to motivation and achievement. Journal of Personality and Social Psychology, 54 (1), 5-12.

Elliot, A. J., & Harackiewicz, J. M. (1996). Approach and avoidance achievement goals and intrinsic motivation: a mediational analysis. Journal of Personality and Social Psychology, 70 (3), 461-475.

Elliot, A. J. (1999). Approach and avoidance motivation and achievement goals. Educational Psychologist, 34, 169-189.

Gombi, R. B. O. (1999). Orientações motivacionais e emprego de estratégias de aprendizagem no estuda da disciplina de Sociologia em cursos superiores Dissertação de mestrado em Educação não-publicada, Universidade Estadual de Londrina.

Grant, H., & Dweck, C. S. (2003). Clarifying achievement goals and their impact. Journal of Personality and Social Psychology, 85 (3), 541-553.

Guimarães, S. E. R. (2001). Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas. In E. Boruchovich & J. A. A. Bzuneck (Orgs.), A motivação do aluno: contribuições da Psicologia contemporânea (pp. 37-57). Petrópolis: Vozes.

Guimarães, S. E. R. (2003). Avaliação do estilo motivacional do professor: adaptação e validação de um instrumento. Tese de doutorado não-publicada, Universidade Estadual de Campinas.

Guimarães, S. E. R., Bzuneck, J. A. A., & Sanches, S. F. (2002). Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes. Psicologia Escolar e Educacional, 6 (1), 11-19.

Harackiewicz, J. M., Barron, K. E., & Elliot, A. J. (1998). Rethinking achievement goals: when are they adaptive for college students and why? Educational Psychologist, 33, 1-21.

Harackiewicz, J. M., Barron, K. E., Pintrich, P. R, Elliot, A., & Thash, T. M. (2002). Revision of achievement goal theory: necessary and illuminating. Journal of Educational Psychology, 94 (3), 638-645.

Maehr, M. L., & Midgley. C. (1991). Enhancing student motivation: a school wide approach. Educational Psychologist, 26 (3/4), 399-427.

McGregor, H. A., & Elliot, A. J. (2002). Achievement goals as predictors of achievementrelevant processes prior to task engagement. Journal of Educational Psychology, 94 (2), 381-395.

Meece, J. L., Blumenfeld, P. C., & Hoyle, R. H. (1988). Student's goal orientation and cognitive engagement in classroom activities. Journal of Educational Psychology, 80 (4), 514-523.

Midgley, C., Kaplan, A., & Middleton, M. (2001). Good for what, for whom, under what circumstances, and at what cost? Journal of Educational Psychology, 93 (1), 77-86.

Midgley, C., Kaplan, A., Middleton, M., Maehr, M. L., Urdan, T., Anderman, L. H., Anderman, E., & Roeser, R. (1998). The development and validation of scales assessing students' achievement goals orientations. Contemporary Educational Psychology,23, 113-131.

Nicholls, J. G. (1984). Conceptions of ability and achievement motivation. In R. Ames & C. Ames (Orgs.), Research on motivation in education: student motivation (pp.39-73). New York: Academic Press.

Pasquali, L. (2003). Psicometria: teoria dos testes na Psicologia e na Educação Petrópolis: Vozes.

Pintrich, P. R., & Schunk, D. H. (2002). Motivation in education: theory research and applications New Jersey: Pearson Education Inc.

Pintrich, P. R. (2000). Multiple goals, multiple pathways: the role of goal orientation in learning and achievement. Journal of Educational Psychology, 92 (3), 544-555.

Ruiz, V. M. (2005). Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais Tese de doutorado não-publicada, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Skaalvick, E. M. (1997). Self-enhancing and self-defeating ego orientation: relations with task and avoidance orientation, achievement, self-perceptions, and anxiety. Journal of Educational Psychology, 89 (1), 71-81.

Urdan, T. C. (1997) Achievement goal theory: Past results, future diretions. In M. L. Maehr & P. R. Pintrich (Orgs.), Advances in motivation and achievement (pp.99-141). Greenwich, CT.: JAI Press.

Zenorini, R. P. C., & Santos, A. A. A. (2003). A motivação e a utilização de estratégias de aprendizagem em universitários. In E. Mercuri & S. A. J. Polydoro. Estudante universitário: características e experiências de formação (pp. 67-86). Taubaté: Cabral Editora.

Zenorini, R. P. C., Santos, A. A. A., & Bueno, J. M. H. (2003). Escala de avaliação das metas de realização: estudo preliminar de validação. Avaliação Psicológica, 2 (2), 165-173.

Downloads

Publicado

2007-03-30

Como Citar

BUENO, J. M. H. ., ZENORINI, R. da P. C. ., SANTOS, A. A. A. dos ., MATUMOTO, A. Y. ., & BUCHATSKY, J. . (2007). Investigação das propriedades psicométricas de uma escala de metas de realização. Estudos De Psicologia, 24(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6841