Investigação das propriedades psicométricas de uma escala de metas de realização

Autores/as

  • José Maurício Haas BUENO Universidade Presbiteriana Mackenzie/Universidade São Francisco
  • Rita da Penha Campos ZENORINI Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos SANTOS Universidade São Francisco
  • Alice Yuriko MATUMOTO
  • Juliana BUCHATSKY

Palabras clave:

análise fatorial, avaliação psicológica, propriedades psicométricas, teste de validade

Resumen

A motivação para aprender é um fenômeno complexo e relevante, muito discutido na literatura estrangeira, mas pouco explorado no Brasil, principalmente em relação à sua mensuração. O objetivo deste trabalho foi investigar a estrutura fatorial, a precisão e as correlações entre os fatores de uma escala de metas de realização. Os participantes foram 156 estudantes de Psicologia, de ambos os sexos, com 22,3 anos em média, de duas universidades paulistas. Por meio de análise fatorial extraíram-se quatro fatores com precisões de 0,57 a 0,86. O primeiro fator foi relacionado à meta performanceaproximação, o segundo à meta aprender e o terceiro e quarto fatores a aspectos distintos da meta performanceevitação. Com base na análise das cargas fatoriais, correlações entre os fatores e estruturas lingüísticas das frases, foram feitas sugestões que devem auxiliar na continuidade do trabalho para obtenção de uma escala validada e fidedigna para avaliação das metas de realização.

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Publicado

2007-03-30

Cómo citar

BUENO, J. M. H. ., ZENORINI, R. da P. C. ., SANTOS, A. A. A. dos ., MATUMOTO, A. Y. ., & BUCHATSKY, J. . (2007). Investigação das propriedades psicométricas de uma escala de metas de realização. Estudos De Psicologia, 24(1). Recuperado a partir de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6841