Intervenção em autorregulação para aprendizagem na compreensão de leitura: uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Educação básica, Motivação, Habilidades de leitura, Autogestão, Estratégias de aprendizagem

Resumo

O objetivo desta revisão integrativa foi investigar a estrutura de intervenções bem-sucedidas no desenvolvimento da autorregulação para aprendizagem a fim de otimizar a compreensão da leitura pelos alunos da educação básica. As buscas pelos artigos foram realizadas em cinco bases de dados, bem como através do método de busca por citações. Dos 137 artigos recuperados, 13 eram elegíveis. As amostras das intervenções reportadas eram compostas por alunos do 3º ao 6º ano de escolas estadunidenses, alemãs e eslovenas. As intervenções eram do tipo instrucional, com foco no desenvolvimento de estratégias de autorregulação para desenvolver a compreensão de leitura. Os estudos indicaram que participar das intervenções elevava o desempenho dos alunos nessa habilidade cognitivo-linguística. Presume-se que esta revisão pode auxiliar psicólogos e educadores na elaboração, aplicação e acompanhamento dos resultados de programas de intervenção para desenvolver a autorregulação dos alunos na realização de tarefas que envolvem a compreensão de leitura.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

FERRAZ, A. S., & SANTOS, A. A. A. dos. (2023). Intervenção em autorregulação para aprendizagem na compreensão de leitura: uma revisão integrativa. Estudos De Psicologia, 38. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7301

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL