Avaliação e desenvolvimento da compreensão de leitura em universitários

Autores

  • Adriana Rosecler ALCARÁ Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciências da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
  • Acácia Aparecida Angeli dos SANTOS Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

Compreensão de leitura, Programa de intervenção, Teste de Cloze

Resumo

Este estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de remediação da compreensão de leitura. O delineamento usado foi quase-experimental, com pré-teste, intervenção e pós-teste. Participaram da pesquisa 41 universitários, com idade de 18 a 51 anos, sendo 22 do Grupo Experimental e 19 do Grupo Controle. Foi utilizado o teste de Cloze no prée no pós-teste. Os resultados indicaram que os estudantes mostraram desempenho superior no pós-teste, visto que houve um incremento na pontuação em mais da metade dos participantes, mas que tal melhora foi insuficiente para mudar o nível de compreensão, na maioria dos casos. Pode-se concluir que as atividades desenvolvidas foram relevantes, principalmente porque favoreceram a conscientização dos estudantes sobre a importância da compreensão de leitura e do estudo eficiente.

 

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Publicado

2023-03-28

Como Citar

ALCARÁ, A. R., & SANTOS, A. A. A. dos. (2023). Avaliação e desenvolvimento da compreensão de leitura em universitários. Estudos De Psicologia, 32(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8072

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM