Desempenho ortográfico de escolares do ensino particular e público: estudo de caracterização e relação

Autores

  • Maria Nobre SAMPAIO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Natália FUSCO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Ana Carla Leite ROMERO Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia.
  • Amanda Corrêa do AMARAL Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Fonoaudiologia.
  • Simone Aparecida CAPELLINI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Palavras-chave:

Avaliação, Escrita manual, Aprendizagem, Ensino

Resumo

 O estudo buscou caracterizar e relacionar o desempenho ortográfico dos escolares de 1º ao 5º ano do ensino particular e público. Foram avaliados 300 escolares do 1º ao 5º ano em duas escolas, uma particular e outra pública, da cidade de Marília, São Paulo, sendo 30 alunos de cada ano escolar. Como procedimento, foi aplicado o Pró-Ortografia na sua versão coletiva e individual. Houve diferença estatisticamente significativa na comparação intergrupos, indicando desempenho superior dos escolares do ensino particular. Com o aumento da seriação, todos os grupos aumentaram a média de acertos nas provas avaliadas. Os resultados indicaram que as médias de acertos nas provas ortográficas se tornaram superiores com a progressão escolar tanto para os escolares do ensino particular quanto para os do ensino público. No entanto, os dados evidenciaram que os alunos do ensino particular apresentaram desempenho ortográfico superior em relação aos do ensino público a partir do 2º ano.

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Publicado

2023-03-09

Como Citar

SAMPAIO, M. N., FUSCO, N., ROMERO, A. C. L., AMARAL, A. C. do, & CAPELLINI, S. A. (2023). Desempenho ortográfico de escolares do ensino particular e público: estudo de caracterização e relação. Estudos De Psicologia, 34(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7700

Edição

Seção

PSICOLOGIA EDUCACIONAL