Programas de intervenção informativos para a compreensão de leitura: elaboração e aplicação

Autores

  • Vera Lúcia Orlandi CUNHA Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Fonoaudiologia, Laboratório de Investigação dos Desvios de Aprendizagem.
  • Simone Aparecida CAPELLINI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Departamento de Fonoaudiologia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Fonoaudiologia.

Palavras-chave:

Compreensão, Educação, Leitura, Habilidades para leitura

Resumo

 O estudo teve como objetivo elaborar dois programas de intervenção para a compreensão de leitura, sendo um para textos narrativos e outro para textos expositivos, para aplicação em sala de aula pelos professores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A investigação buscou também verificar a aplicabilidade dos programas junto aos alunos. Participaram da pesquisa 143 escolares de três turmas do Ensino Fundamental I (3o, 4o e 5o anos). Os escolares foram avaliados pré e pós-aplicação dos programas. Houve diferenças significantes nas respostas das perguntas inferenciais de macroestrutura sobre os textos narrativos nos três grupos estudados e, para o grupo do 5º ano, nos textos expositivos, com desempenho superior dos escolares submetidos aos programas. As estratégias dos programas informativos se mostraram mais eficazes quando utilizadas para a leitura dos textos narrativos em comparação à leitura de textos expositivos, o que aponta a necessidade de revisão das estratégias utilizadas, em estudos futuros.

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Publicado

2023-03-09

Como Citar

CUNHA, V. L. O., & CAPELLINI, S. A. (2023). Programas de intervenção informativos para a compreensão de leitura: elaboração e aplicação. Estudos De Psicologia, 34(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7702

Edição

Seção

PSICOLOGIA EDUCACIONAL