Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental

Autores

  • Maíra Anelli MARTINS Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Simone Aparecida CAPELLINI Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave:

Compreensão da leitura, Educação, Leitura

Resumo

Este estudo tem como objetivo caracterizar e relacionar a fluência na leitura e a compreensão do texto lido. Participaram da pesquisa 97 escolares do 3º ao 5º ano da rede pública de ensino do município de Marília, São Paulo. Como procedimentos, foram avaliados o tempo de leitura, a prosódia e a compreensão leitora. Foi gravada a leitura oral de um texto e aplicado um teste com questões de múltipla escolha para avaliar a compreensão. Os resultados foram analisados estatisticamente e revelaram que o desempenho em fluência de leitura dos escolares influencia aspectos das dificuldades apresentadas durante o processo.

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Publicado

2014-12-31

Como Citar

MARTINS, M. A., & CAPELLINI, S. A. (2014). Fluência e compreensão da leitura em escolares do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Estudos De Psicologia (Campinas), 31(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8474

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM