Correlação entre habilidades básicas de leitura e compreensão de leitura
Palavras-chave:
Aprendizagem, Compreensão de leitura, LeituraResumo
Este estudo objetivou verificar a correlação entre habilidades básicas de leitura (tempo, velocidade, precisão) e compreensão de leitura de 80 escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Público Municipal, divididos em oito grupos, conforme o ano escolar e a presença ou não de dificuldade de aprendizagem. Como procedimento, utilizou-se a leitura oral de textos correspondentes ao ano escolar, seguida de perguntas abertas para verificação da compreensão de leitura. Em todos os grupos, houve diferença estatisticamente significante com correlação entre tempo de leitura e velocidade de leitura. No grupo VI, foi observada correlação entre palavras lidas incorretamente e velocidade de leitura, enquanto o grupo VII apresentou correlação entre palavras lidas incorretamente, velocidade de leitura e compreensão de leitura. Esses dados sugerem que a habilidade de compreensão de leitura requer capacidades cognitivas de alto nível, que vão além de habilidades básicas, sendo fundamental elaborar uma representação mental do conteúdo proposicional para obter o significado global da mensagem escrita.
Downloads
Referências
Akyol, H., & Ulusoy, M. (2010). Pre-service teachers’ use of reading strategies in their own readings and future classrooms. Teaching and Teacher Education, 26 (4), 878-884.
Ávila, C. R. B., Carvalho, C. A. F., & Kida, A. S. B. (2009). Parâmetros de fluência e compreensão de leitura. In T. Barbosa, C. C. Rodrigues, C. B. Mello, S. A. Capellini, R. Mousinho & L. M. Alves. Temas em dislexia (p.103-113). São Paulo: Artes Médicas.
Bishop, D. V. M., & Snowling, M. J. (2004). Developmental dyslexia and specific language impairment: same or different? Psychological Bulletin, 130 (6), 858-886.
Breznitz, Z. (2006). Fluency in reading: synchronization of process. Mahwah: Lawrence Erlbaum. Capellini, S. A.,
Butarelli, A. P. K. J., & Germano, G. D. (2010). Dificuldades de aprendizagem da escrita em escolares de 1ª a 4ª séries do ensino público. Revista Educação em Questão, 37 (23), 146-64.
Condemarin, M., & Blomquist, M. (1989). Dislexia: manual de leitura corretiva. Porto Alegre: Artes Médicas.
Cunha, V. L. O., Oliveira, A. M., & Capellini, S. A. (2010). Avaliação e intervenção na compreensão de leitura. In S. A. Capellini, G. D. Germano & V. L. O. Cunha (Orgs.), Transtornos de aprendizagem e transtornos da atenção (pp.63-76). São José dos Campos: Pulso.
D’Amico, A., & Passolunghi, M. C. (2009). Naming speed and effortful and automatic inhibition in children with arithmetic learning disabilities. Learning and Individual Differences, 19 (2), 170-180.
Fletcher, J. M., Lyons, G. R., Fuchs, L. S., & Barnes, M. A. (2009). Transtornos de aprendizagem da identificação à intervenção. Porto Alegre: Artmed.
Giangiacomo, M. C. P. B., & Navas, A. L. G. P. (2008). A influência da memória operacional das habilidades de compreensão de leitura em escolares de 4ª série. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 13 (1), 69-74.
Johnson, T. E., Archibald, T. N., & Tenenbaum, G. (2010). Individual and team annotation effects on students’ Reading comprehension, critical thinking, and meta-cognitive skills. Computers in Human Behavior, 26 (6), 1496-1507.
Kawano, C. E., Kida, A. S. B., Carvalho, C. A. F., & Ávila, C. R. B. (2011). Parâmetros de fluência e tipos de erros na leitura de escolares com indicação de dificuldades para ler e escrever. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 16 (1), 9-18.
Kida, A. S. B., Chiari, B. M., & Ávila, C. R. B. (2010). Escala de leitura: proposta de avaliação das competências leitoras. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 15 (4), 546-553.
Kintsch, W. (1998). Comprehension: a paradigm for cognition. New York: Cambridge University Press.
Kintsch, W., & Van Dijk, T. A. (1978). Toward a model of text comprehension and production. Psychology Review, 85 (5), 363-394.
Morais, J. (1996). A arte de ler. São Paulo: Universidade Estadual Paulista.
Pinheiro, A. M. V. (1994). Leitura e escrita: uma abordagem cognitiva. Campinas: Editora Psy II.
Saine, N. L., Lerkanen, M., Ahonen, T., Tolvanen, A., & Lytinen, H. (2010). Predicting word-level reading fluency outcomes in three contrastive groups: remedial and computer-assisted remedial reading intervention, and mainstream instruction. Learning and Individual Differences, 20 (5), 402-414.
Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2002). Processos cognitivos na leitura de palavras em crianças: relações com compreensão e tempo de leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 15 (2), 321-331.
Salles, J. F., & Parente, M. A. M. P. (2004). Compreensão textual em alunos da segunda e terceira séries: uma abordagem cognitiva. Estudos de Psicologia (Natal), 9 (1), 71-80.
Sánchez, E., Garcia, J. R., & Gonzalez, A. J. (2007). Can differences in the ability to recognize words cease to have an effect under certain reading conditions? Journal of Learning Disabilities, 40 (4), 290-305.
Sánchez, E., Garcia, J. R., DeSixte, R., Castellano, N., & Rosales, J. (2008). El análisis de la práctica educativa y las propuestas instruccionales: integración y enriquecimiento mutuo. Infancia y Aprendizaje, 2 (1), 233-258.
Santos, A. A. A., Vendramini, C. M. M., Suehiro, A, C. B., & Santos, L. A. D. (2006). Leitura compreensiva e utilização de estratégias de aprendizagem em alunos de Psicologia. Estudos de Psicologia (Campinas), 23 (1), 82-91. doi: 10.1590/S0103-166X2006000100010.
Santos, M. T. M. (2009). Dislexia: princípios para a intervenção fonoaudiológica. In T. Barbosa, C. C. Rodrigues, C. B. Mello, S. A. Capellini, R. Mousinho & L. M. Alves. Temas em dislexia. São Paulo: Artes Médicas.
Silva, C., & Capellini, S. A. (2010). Eficácia do programa de remediação fonológica e leitura no distúrbio de aprendizagem. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, 22 (2),131-138.
Snellings, P., Van Der Leij, A., Jong, P. F., & Block, H. (2009). Enhancing the reading fluency and comprehension of children with reading disabilities in an orthographically transparent language. Journal of Learning Disabilities, 42 (2), 291-305.
Stivanin, L., & Scheuer, C. I. (2007). Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 12 (3), 206-13.
Uemura, J., & Hoshiyama, M. (2010). Effect of task-irrelevant high-speed verbal stimulation on a visual/verbal worddiscrimination task: an event-related potential study. Clinical Neurophysiology, 121 (12), 2065-2069. doi: 10.1016/j.clinph.2010.05.007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vera Lúcia Orlandi CUNHA, Cláudia da SILVA, Simone Aparecida CAPELLINI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.