Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores

Autores

  • Simone Aparecida CAPELLINI Universidade Estadual de São Paulo
  • Josiane Maria de Freitas TONELOTTO PUC-CAMPINAS
  • Sylvia Maria CIASCA Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Escolaridade, aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares em relação à avaliação formal e a opinião de professores. Participaram 164 escolares de ensino fundamental de cidade do interior paulista, sendo 81 do sexo masculino e 83 do sexo feminino. Foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar e foram definidos 2 grupos, segundo a opinião da professora quanto ao desempenho normal e abaixo da média. Os resultados revelaram diferença significativa indicando que o menor desempenho foi verificado para o sexo masculino e para a quarta série. As médias do grupo definido pela professora com desempenho inferior foram abaixo do esperado e diferiram significativamente. A opinião da professora neste estudo foi fundamental para a identificação dos problemas relacionados à escolaridade.

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Publicado

2004-08-31

Como Citar

CAPELLINI, S. A. ., TONELOTTO, J. M. de F., & CIASCA, S. M. (2004). Medidas de desempenho escolar: avaliação formal e opinião de professores. Estudos De Psicologia, 21(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6703