Contribuições dos acervos virtuais para a história da educação: localização e seleção do corpus documental
Palavras-chave:
Acervos virtuais, fontes primárias, História da EducaçãoResumo
O presente artigo objetiva apresentar algumas contribuições de acervos virtuais para a História da Educação, por meio de nossa experiência de localização e seleção de fontes a partir do Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (Livres). Esperamos, com este artigo, elucidar como outras pesquisas podem ser facilitadas pelo Livres, enquanto um espaço rico em fontes históricas. O Livres fornece referenciais e fontes, por intermédio da recuperação de obras e coleta de documentos sobre produção didática, legislação, programas curriculares, catálogos de editoras, etc.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria F. Livro Didático e Conhecimento Histórico: uma história do saber escolar. Tese (Doutorado em História Social). Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
BRASIL. Lei n.° 4.024, de 20.12.61: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Distrito Federal: [s.n.], 1961.
BRASIL. Lei n.° 5.692, de 11.08.71: estabelece as Diretrizes e Bases para a Educação de 1º e 2º Graus. Brasília: [s.n.], 1971.
BRASIL. Lei n.° 9.394, de 20.12.96: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Brasília: [s.n.], 1996.
GASPARELLO, Arlete M. Construtores de identidades: os compêndios de História do Brasil do Colégio Pedro II (1838-1920). Tese
(Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
LUCCHESI, Fernanda. A história como ideal: reflexões sobre a obra de José Francisco da Rocha Pombo. Dissertação (Mestrado na
FFLCH - FAC FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
MÁSCULO, Jose C. Coleção Sérgio Buarque de Hollanda e Coleção Borges Hermida: livros didáticos de História entre o ensino “moderno” e o “tradicional”. In: ANAIS DO Simpósio Internacional de Livro Didático, da FEUSP, 05 a 08 de nov. de 2007.
MONARCHA, Carlos, R. S. História da Educação brasileira (esboço da formação do campo). In: NASCIMENTO, Maria I. M.; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José C.; SAVIANI;Dermeval. (Org.). Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007, p. 120-145.
MOREIRA, Kênia H. Um mapeamento das pesquisas sobre o livro didático de história na região Sudeste: 1980 a 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Ciências e Letras. UNESP-Araraquara. São Paulo, 2006.
OSSEMBACH, Gabriela. Simpósio Internacional de Livro Didático, FEUSP, 06/11/2007.
PESSANHA, Eurize C.; DANIEL, M. E. B. História da cultura escolar através dos exames: o caso dos exames de admissão ao
ginásio (1939-1971). Revista Intermeio. Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 04-15, 2002.
PINA, Maria Cristina D. A Escravidão no Livro Didático de História: Rocha Pombo e o Ensino de História na Primeira República. In:<http://www.anpuh.uepg.br/Xxiiisimposio/anaistextos MARIA%20CRISTINA%20DANTAS%20PINA.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2008.
PINTO JR., Arnaldo. Aprendendo a história da nação: o Brasil nos livros didáticos de Joaquim Silva. In: ANAIS DO Simpósio Internacional de Livro Didático da FEUSP, 05 a 08 de nov. de 2007.
THOMPSON, Analucia. A fábrica de heróis: uma análise dos heróis nacionais nos livros didáticos de história do Brasil. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1989.
VIDAL, Diana. G. e FARIA FILHO, Luciano. M. de. Reescrevendo a história do ensino primário: o centenário da lei de 1827 e as reformas Francisco Campos e Fernando de Azevedo. In. Revista Educação e Pesquisa. v.28. n.1. São Paulo, Jan-June 2002.