Discutindo ética através de filmes: uma experiência em práticas de formação
Palavras-chave:
Ética, ensino, metodologia, cinemaResumo
O texto busca relatar a experiência pedagógica do ensino de Ética para grupos de universitários em uma modalidade de cursos denominados Práticas de Formação na PUC-Campinas. Inicialmente coloco a dificuldade de ministrar aulas de Filosofia para classes numerosas no sentido de que estas não propiciam ambientes para o debate de conceitos, estando os alunos, muitas vezes, na situação de apenas passar pela disciplina para cumprir créditos. A partir desse problema, justifico a experiência com classe de 30 alunos pertencentes a varias áreas de conhecimento da Universidade que optam, dentro de um elenco de disciplinas oferecidas, por freqüentar um curso de Ética, com duração de 17 horas. A atenção para os conceitos do campo da Ética é cultivada, principalmente, pela exibição de filmes e de trabalho com textos curtos de caráter filosófico divulgados pela grande imprensa.Os resultados dos cursos realizados até agora têm mostrado que os cursos vêm conseguindo dar subsídios teóricos para os alunos e fazer com que eles tenham compreensão do campo da Ética.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Danilo Di Manno. A filosofia, a universidade e suas possibilidades: em torno da política e do mercado. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, N. (org.) Filosofia do ensino da Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. V.II. (col. Filosofia na Escola).
BUBER, Martin. Eu e Tu. 2.ed. rev. São Paulo: Moraes. [s.d]. Introdução e Tradução de Newton Aquiles Von Zuben.
GALLO, Silvio. Ética e cidadania no ensino da filosofia. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, N. (org.) Filosofia do ensino da Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. V.II. (col. Filosofia na Escola).
LORIERI, Marcos A. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
MORAIS, Regis. Discurso humano e discurso filosófico. In: (org.) Filosofia, educação e sociedade. Campinas: Papirus, 1989.
OBIOLS, Guillermo A. O ensino de Filosofia na Argentina: apresentação, problemas e perspectivas. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, N. (org.) Filosofia do ensino
da Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. V.II. (col. Filosofia na Escola).
SEVERINO, Antonio J. O ensino de filosofia: historicidade do conhecimento e construtividade da aprendizagem. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, N. (org.) Filosofia do ensino da Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. V.II. (col. Filosofia na Escola).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Maria Letícia de Paiva Jacobini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.