Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF
- URLs para as referências foram informadas quando possível
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos
-
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas
Diretrizes para Autores
Instruções aos Autores
Reflexão é uma revista especializada, aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Fundada em 1975, publica artigos que contribuem para o estudo e o desenvolvimento científico em Ciências da Religião, Teologia e em suas diversas subáreas e interfaces. A Revista adotou em 2019 o sistema de publicação continuada.
Os autores deverão entrar em contato via e-mail com a secretaria (sbi.reflexao@puc-campinas.edu.br) solicitando o template do artigo.
Tipos de artigos aceitos
Reflexão publica artigos originais de pesquisadores doutores e doutorandos dos diversos programas de pós-graduação, nacionais e internacionais, das áreas de Ciências da Religião e Teologia, e áreas afins, que pesquisam temas na perspectiva dos descritores da revista e suas fronteiras. A revista não considera a orientação como co-autoria nos textos. Para artigos em co-autoria, um dos autores, pelo menos, deve ser doutor.
Os artigos deverão ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 laudas (aproximadamente entre 40.000 e 60.000 caracteres com espaços). A extensão das Comunicações deve ficar entre 5 e 10 laudas (aproximadamente entre 10.000 e 20.000 caracteres com espaços) e as resenhas não deverão ultrapassar 5 laudas (até 10.000 caracteres com espaços). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. Todos os textos devem ser postados corrigidos. A tradução de textos só serão publicadas se autorizados pelo detentor dos direitos de reprodução.
A revista passará a ter uma estrutura em forma de seções, a saber: editorial, dossiê temático, temática livre, comunicação, resenhas e recensões e, eventualmente, apresentação, tradução, dissertações e teses.
Envio de manuscritos
Todos os artigos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página do Portal de Periódicos Científicos da PUC-Campinas <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reflexao/index>, cujos passos são os seguintes:
a) Acessar o site <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reflexao/index>.
b) Escolher “Reflexão”.
c) Clicar em “Acessar a Revista”.
d) Já na página da Revista, entrar em “Acesso”.
e) Caso seja o primeiro acesso, preencher os dados pessoais no item “Cadastro”. Se já estiver cadastrado, basta preencher login e senha.
f) Para submeter trabalhos, siga as demais instruções do próprio sistema.
Manuscritos enviados por correio convencional ou e-mail ou qualquer outra forma de envio não serão apreciados pelos editores. É obrigatório a inclusão dos nomes, Instituição e ORCID de todos os autores/coautores do artigo submetido (atentar para a estrutura do ORCID, utilizar o modelo indicado abaixo do campo a ser preenchido).
Processo de julgamento dos manuscritos
Todos os manuscritos inéditos só iniciarão o processo de tramitação se estiverem de acordo com as Instruções aos Autores. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou de outros documentos eventualmente necessários.
Originais identificados com incorreções e/ou inadequações morfológicas ou sintáticas serão devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação.
Pré-análise: a avaliação é feita pelos Editores e Conselheiros com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do manuscrito para Ciência da Religião e/ou áreas afins. Os manuscritos podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, pelos Editores e Comissão Editorial da revista Reflexão, caso os artigos sejam considerados inadequados ou de prioridade científica insuficiente para publicação na Revista.
Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc selecionados pelos editores. Cada manuscrito será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o artigo será enviado para uma terceira avaliação.
O processo de avaliação por pares é o sistema blind review, procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores. Por isso os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a sua identificação.
Os pareceres dos revisores comportam três possibilidades: a) aprovação; b) recomendação de nova análise; c) recusa. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.
Os pareceres são analisados pelos Editores que poderão aprovar ou não o manuscrito.
Manuscritos aceitos: manuscritos aceitos poderão retornar aos autores para ciência de eventuais alterações, no processo de editoração e normalização, de acordo com o estilo da Revista.
Manuscritos recusados, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de submissão e julgamento.
Conflito de interesse
No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.
Plágio
A Revista verificará os artigos submetidos, por meio da ferramenta de detecção de plágio CrossCheck, após a pré-análise por parte da Editoria da Revista
Forma e preparação de manuscritos
Procedimentos Editoriais
São aceitos trabalhos inéditos acompanhados de carta assinada por todos os autores, com identificação do tipo de artigo (original, revisão ou teórico, ensaio, comunicação, resenha, tradução), declaração de que o trabalho está sendo submetido apenas à revista Reflexão.
A carta deve indicar o nome, endereço, números de telefone e e-mails dos autores e indicação do autor para o qual a correspondência deve ser enviada.
Ao reproduzir no manuscrito material previamente publicado (incluindo textos, gráficos, tabelas, figuras ou quaisquer outros materiais), a legislação cabível de direitos autorais deverá ser respeitada e a fonte citada.
Versão reformulada
O autor deverá enviar apenas a última versão reformulada do trabalho via site <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reflexao/index>. As modificações deverão ser sublinhadas e em fonte de cor azul, sendo anexada uma carta ao editor, reiterando o interesse em publicar nesta Revista e informando quais alterações foram processadas no manuscrito. Se houver discordância quanto às recomendações dos pareceristas, o autor deverá apresentar os argumentos que justificam sua posição. Caso o autor não encaminhe o manuscrito revisado e a carta-resposta no prazo estipulado, o processo editorial será encerrado, em qualquer etapa da submissão.
Provas: serão enviadas provas em PDF aos autores para a correção de erros de composição gráfica. As provas devem retornar ao Núcleo de Editoração na data estipulada. Outras mudanças no manuscrito não serão aceitas nesta fase.
Os manuscritos deverão apresentar
Página de título (única parte do texto com a identificação dos autores)
a) Título completo, vendo ser conciso e evitando excesso de palavras.
b) Short title com até quarenta caracteres (incluindo espaços), em português ou espanhol, inglês ou francês.
c) Nome de todos os autores por extenso, indicando a afiliação institucional de cada um. Será aceita uma única titulação e afiliação por autor. Os autores deverão, portanto, escolher, entre suas titulações e afiliações institucionais. Observação: não havendo vínculo institucional, informar a atividade profissional, cidade e estado.
d) Todos os dados da titulação e da afiliação deverão ser apresentados por extenso, sem siglas.
e) Indicação dos endereços completos de todas as universidades às quais estão vinculados os autores.
f) Indicação de endereço para correspondência do autor responsável, quando mais de um, para a tramitação do original, incluindo fax, telefone e endereço eletrônico.
g) Os autores deverão especificar quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo, como por exemplo, informar quem contribuiu na concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; na redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; na aprovação final da versão a ser publicada; etc. Poderá informar também de forma generalizada se todos os autores contribuíram em todas as etapas do artigo.
h) Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, fazer o cadastro através do link: <https://orcid.org/register>. O registro é gratuito.
Outras observações
Resumo: todos os artigos submetidos em português, espanhol ou francês deverão ter resumo no idioma original e em inglês, com um mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras.
Os artigos submetidos em inglês deverão vir acompanhados de resumo, título e palavras-chave em português e em inglês.
Texto: A organização do texto deverá apresentar: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, dividindo-se em partes/seções conforme a natureza do trabalho, porém, sem numeração sequencial. Texto deve ser redigido em fonte Arial 11.
Introdução: deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema, adequada à apresentação do problema, e que destaque sua relevância.
Conclusão: apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicar formas de continuidade do estudo. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção.
Tabelas, quadros e figuras devem ter um título breve, ser limitados a cinco no conjunto, numerados com algarismos arábicos, consecutiva e independentemente, de acordo com a ordem de menção no texto. Devem ser inseridas em folhas individuais e separadas, após o item Referências, mas devem também ser citadas no texto com as iniciais em maiúsculas. É imprescindível a informação do local e ano do estudo. Os quadros e tabelas devem ter as bordas laterais abertas.
O autor se responsabiliza pela qualidade das figuras (desenhos, ilustrações, tabelas, quadros e gráficos), que deverão ser elaboradas em tamanhos de uma ou duas colunas (7 e 15cm, respectivamente); não é permitido o formato paisagem. Figuras digitalizadas deverão ter extensão jpeg e resolução mínima de 300 dpi.
A quantidade total de ilustrações aceitas por artigo é de 7 (sete), incluindo todas as tipologias citadas acima.
Siglas: deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.
Agradecimentos: podem ser registrados, em parágrafo não superior a três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho.
Orientações para citações, referências e notas de rodapé
Citações bibliográficas no texto: devem constar da lista de referências.
Notas de rodapé devem ser redigidas em Arial 10.
Não serão aceitas citações/referências de monografias de conclusão de curso de graduação e de textos não publicados (aulas, entre outros).
Se um trabalho não publicado, de autoria de um dos autores do manuscrito, for citado (ou seja, um artigo in press), será necessário incluir a carta de aceitação da revista que publicará o referido artigo. Se dados não publicados, obtidos por outros pesquisadores, forem citados, será necessário incluir uma carta de autorização para uso dos mesmos.
Casos específicos
1) Citações literais de até três linhas: entre aspas, fonte normal e, em seguida, entre parênteses (Sobrenome do autor, data, página, com espaço entre o ponto e o número). Ponto final depois dos parênteses.
2) Citações literais de mais de três linhas: em parágrafo destacado do texto, com 4cm de recuo à esquerda, em espaço simples, fonte menor que a utilizada no texto, sem aspas, sem itálico. Em seguida, entre parênteses: (Sobrenome do autor, data, página).
3) Vários autores citados em sequência: utilizar ordem cronológica de data de publicação dos documentos, separados por ponto e vírgula: (Crespo, 2005; Costa; Ramalho, 2008; Moresi et al., 2010).
4) Textos com dois autores: Crippa e Bisoffi (2010) (no corpo do texto); (Crippa; Bisofi, 2010) (dentro dos parênteses).
5) Textos com mais de três autores: (Griselda et al., 2009) (dentro dos parênteses) e Griselda et al. (2009) (fora dos parênteses).
6) Citações do mesmo autor publicados no mesmo ano: acrescenta-se letra minúscula após a data, sem espaçamento. Exemplo: (Morin, 2000a, 2000b).
Referências
As referências são de acordo com a NBR-6023/2018. Recomenda-se limitar a 30 referências para artigos, exceto no caso de artigos de revisão, que poderão apresentar em torno 50. Elas deverão ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor.
Casos específicos
1) Os títulos dos periódicos devem ser indicados por extenso.
2) Referências com autores e datas coincidentes usa-se o título do documento para ordenação e acrescenta-se letra minúscula após a data, sem espaçamento.
3) Referências com mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.
4) Caso haja obras referenciadas do mesmo autor, a entrada será repetida, isto é, não será utilizado o recurso do traço sublinear.
A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor.
Para outros exemplos recomendamos consultar as normas da ABNT-NBR-6023/2018
Exemplos
Artigo com um autor
Fernandes, S. R. A. Interfaces entre juventude e vocação: uma análise qualitativa no Rio de Janeiro. Revista Eclesiástica Brasileira, v. 69, n. 274, p. 361-387, 2009.
Artigo com dois autores
Birman, P.; Machado, C. A violência dos justos: evangélicos, mídia e periferias da metrópole. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 27, n. 80, p. 55-69, 2012.
Artigo em suporte eletrônico
Rocha, C.; Vasquez, M. A. O Brasil na nova cartografia global da religião. Religião & Sociedade, v. 34, n. 1, p. 13-37, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-85872014000100002. Acesso em: 16 jun. 2014.
Livro
Oliveira, P. A. R. Religião e dominação de classes: gênese, estrutura e função do catolicismo romanizado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1985.
Livro em suporte eletrônico
Brasil. Ministério da Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books-MS/01-0420-M.pdf. Acesso em: 24 nov. 2010.
Capítulos de livros
Rosado Nunes, M. J. A sociologia da religião. In: Usarki, F. (org.). O espectro disciplinar da ciência da religião. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 97-119.
Capítulo de livro em suporte eletrônico
Vieira, M. A. C. O trabalho engrupado na organização do Divino Pai Eterno. In: Esterci, N. (org.). Cooperativismo e coletivização no campo: questões sobre a prática da Igreja Popular no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 88-103. Disponível em: http://books.scielo.org/id/fyvfv/pdf/esterci-9788599662625-07.pdf. Acesso em: 16 jun. 2015.
Gênesis. In: Bíblia on-line. 2008. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br. Acesso em: 30 jun. 2014.
Dissertações e teses
Corazza, H. Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral: experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC). 2015. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-18052015-162035/. Acesso em: 18 jun. 2015.
Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc.
Padilha, W. Educação popular e atenção à saúde. In: Seminário sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde, 1., 2006, Brasília. Anais [...]. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. p. 58-60.
Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc. em formato eletrônico
Amaral, M. S.; Pinho, J. A. G. Sociedade da informação e democracia: procurando a accountability em portais municipais da Bahia. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos [...]. Rio de Janeiro: EnANPAD, 2008. 1 CD-ROM.
Vasconcelos, P. L. Messianismos: problemas de um conceito. In: Conferência Nacional ANPTECRE, 3., 2011, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: ANTPTECRE, 2011. Disponível em: http://www.anptecre.org.br/3anptecre/. Acesso em: 16 jun. 2015.
Texto em formato eletrônico
Cieglinski, I A. Bíblia é o livro mais lido e Monteiro Lobato o escritor mais admirado, 2012. Disponível em: http://www.ofaj.com.br/noticias_conteudo.php?cod=339. Acesso em: 1 mar. 2013.
Notas de rodapé
As notas de rodapé devem estar em corpo 10 e conter informações complementares e substantivas, não podendo consistir apenas de referências. Orienta-se a evitar excesso de notas para não desviar o leitor do texto principal. A numeração no corpo do texto (remissiva) deve aparecer antes da pontuação.
Exemplo:
No texto: José Lourenço Gomes da Silva torna-se amigo do Padre Cícero e entra para uma ordem de penitentes que praticavam autoflagelação nos cemitérios, em rituais para purificação do espírito[1].
[1] As ordens de penitentes fazem um trabalho religioso leigo de rezar pelos mortos, pelas almas do purgatório em suas reuniões noturnas. Rezam nos cemitérios, nas cruzes dos caminhos, fazem sentinelas em velórios e acompanhamento de enterros, cantam os benditos, as incelenças.
Lista de checagem
- Declaração de responsabilidade, assinada por cada autor.
- Verificar se estão completas as informações de legendas das figuras e tabelas.
- Preparar página de rosto com as informações solicitadas.
- Incluir o nome de agências financiadoras e o número do processo.
- Indicar se o artigo é baseado em tese/dissertação, colocando o título, o nome da instituição, o ano de defesa, em nota de rodapé.
- Categorizar os artigos em Original, Revisão ou teórico, Ensaio, Comunicação, Resenha, Tradução.
- Incluir título do manuscrito, em português, espanhol ou francês e em inglês.
- Incluir título abreviado (short title), com quarenta caracteres, para fins de legenda em todas as páginas.
- Verificar se as referências estão citadas no texto.
- Incluir permissão de editores para reprodução de ilustrações (fotos, figuras, tabelas etc.) publicadas.
Documentos
Declaração de responsabilidade
Cada autor deve ler e assinar a (1) Declaração de Responsabilidade, que deve conter:
- Título do manuscrito:
- Nome por extenso dos autores (na mesma ordem em que aparecem no manuscrito).
- Autor responsável pelas negociações:
1. Declaração de responsabilidade: todas as pessoas relacionadas como autoras devem assinar declarações de responsabilidade nos seguintes termos:
- “Certifico que participei da concepção do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo”;
- “Certifico que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra Revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Reflexão, quer seja no formato impresso ou no eletrônico”.
Assinatura do(s) autores(s) Data __ / __ / __
Reflexão
Campus I – Núcleo de Editoração SBI – Prédio Antiga Reitoria – Sala 8
Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida – 13087-571 – Campinas – SP – Brasil
Fone/Fax: 55 (19) 3343-7401 / 7223
E-mail: sbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br
Home Page: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reflexao/index