Discutindo ética através de filmes: uma experiência em práticas de formação
Palabras clave:
Ética, ensino, metodologia, cinemaResumen
O texto busca relatar a experiência pedagógica do ensino de Ética para grupos de universitários em uma modalidade de cursos denominados Práticas de Formação na PUC-Campinas. Inicialmente coloco a dificuldade de ministrar aulas de Filosofia para classes numerosas no sentido de que estas não propiciam ambientes para o debate de conceitos, estando os alunos, muitas vezes, na situação de apenas passar pela disciplina para cumprir créditos. A partir desse problema, justifico a experiência com classe de 30 alunos pertencentes a varias áreas de conhecimento da Universidade que optam, dentro de um elenco de disciplinas oferecidas, por freqüentar um curso de Ética, com duração de 17 horas. A atenção para os conceitos do campo da Ética é cultivada, principalmente, pela exibição de filmes e de trabalho com textos curtos de caráter filosófico divulgados pela grande imprensa.Os resultados dos cursos realizados até agora têm mostrado que os cursos vêm conseguindo dar subsídios teóricos para os alunos e fazer com que eles tenham compreensão do campo da Ética.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Danilo Di Manno. A filosofia, a universidade e suas possibilidades: em torno da política e do mercado. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, N. (org.) Filosofia do ensino da Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. V.II. (col. Filosofia na Escola).
BUBER, Martin. Eu e Tu. 2.ed. rev. São Paulo: Moraes. [s.d]. Introdução e Tradução de Newton Aquiles Von Zuben.
GALLO, Silvio. Ética e cidadania no ensino da filosofia. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, N. (org.) Filosofia do ensino da Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. V.II. (col. Filosofia na Escola).
LORIERI, Marcos A. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
MORAIS, Regis. Discurso humano e discurso filosófico. In: (org.) Filosofia, educação e sociedade. Campinas: Papirus, 1989.
OBIOLS, Guillermo A. O ensino de Filosofia na Argentina: apresentação, problemas e perspectivas. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, N. (org.) Filosofia do ensino
da Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. V.II. (col. Filosofia na Escola).
SEVERINO, Antonio J. O ensino de filosofia: historicidade do conhecimento e construtividade da aprendizagem. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, N. (org.) Filosofia do ensino da Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. V.II. (col. Filosofia na Escola).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Maria Letícia de Paiva Jacobini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.