ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Jefferson Ildefonso da SILVA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O texto objetiva ir além da consideração do estruturatismo no âmbito das relações puramente didáticas e lingüísticas, examinando suas implicações na relação educando-educador em termos histórico-antropológicos. Examina-se inicialmente a dimensão positivista do estruturalismo, distinguindo-o do materialismo em sua busca de objetividade e cientificidade, para, em seguida discutir o problema da transição subjetividade- intersubjetividade-objetividade, que se fundamenta na função significante do insconsciente coletivo - a objetividade converte- se assim em impessoalidade, "reintegrar a cultura à natureza" . Finalmente cabe discutir as limitações do estruturalismo na fundamentação do educar, dentre as quais se destaca a ausência de dimensão teleológica. dado que a ação educadora no estruturalismo se restringe a uma descrição da estrutura dinâmica da realidade, não concedendoao homem a possibilidade de fazer e fazer-se dentro da realidade, suprimindo o sujeito em favor da objetividade, como se esta não fosse conseqüência da práxis, que constitui o elo sujeito-objeto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

. BOLLNOW, O. F. Pedagogia e filosofia da existência. Petrópolis, Vozes, 1971.

BONG)Ml, Andrea. Implicações filosóficas na antropologia de Claude Lévi-Strauss. In: LIMA, Luiz Costa, org. O estruturalismo de Lévi-Strauss. Petrópolis, Vozes, 2 ed., 1970. p. 114-39.

CAPALBO, Creusa. Estruturalismo e educação. Revista de Cultura Vozes, Petrópolis, 68(2): 113-26, mar. 1974.

LEPARGNEUR. H. Introducão aos estruturalisrnos. São Paulo. Herder/EDUSP, 1972.

LÉVl-STRAUSS, Claude. Aula inagural. In: LIMA, Luiz Costa, org. O estruturalismo de Lévi-Strauss. Petrópolis, Vozes, 2 ed., 1970. p. 45-77.

. Respostas a algumas questões. In: LIMA, Luiz Costa. org . O estruturalismo de Lévi-Strauss. 2 ed . Petrópolis, Vozes, 1970. p. 192-220.

MARÍAS. Julian. Introdução à filosofia. 2 ed. rev. São Paulo, Duas Cidades, 1966.

Antropologia metafísica: a estrutura empírica da vida humana. São Paulo, Duas Cidades, 1971.

PACI, Enzo. Antropologia estrutural e fenomenologia. In: LIMA, Luiz Costa, org. O estruturalismo de Lévi-Straus. 2 ed. Petrópolis, Vozes, 1970. p. 94-106.

RICOEUR, Paul. Estrutura e hermenêutica. In: LIMA, Luiz Costa, org. O estruturalismo de Lévi-Straus. 2 ed. Petrópolis, Vozes, 1970. p. 157-91.

RENZI, Emilio. Sobre a noção do insonsciente em Lévi-Strauss. In: LIMA, Luiz Costa, org. O estruturalismo de Lévi-Straus.

ed. Petrópolis, Vozes, 1970. p. 107-113.

SARTRE, Jean-Paul. Crítica de la Razón Dialéctica. 2 ed. Buenos Aires, Editorial Losada, 1970. Tomo I, Libro 1.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968.

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

SILVA, J. I. da. (2024). ESTRUTURALISMO E EDUCAÇÃO. Reflexão, 19(58). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11865

Edição

Seção

Artigos