BERGSON E A EDUCAÇÃO

Autores

  • Rubens Muríllio TREVISAN

Resumo

O objetivo deste artigo é o de delinear alguns aspectos fundamentais de uma filosofia da educação à luz da teoria do conhecimento de Bergson; busca-se explicitar a adequação entre os princípios filosóficos e gnosiológicos do pensamento bergsoniano e as suas propostas no campo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMOROSO LIMA, Alceu, O Espirito Universitário, Rio de Janeiro, Livraria Agir Editora, 1959.

BLOCH, Marc-André, Philosophie de L'Éducation Nouvelle, Deuxiéme édition, Paris, PUF, 1968.

FERRIÉRE; Adolphe, La Liberté de I' Enfant à I'École Active, Neuchâtel et Généve, Ed. Forum, 1924.

FERRIÊRE, Adolphe, Le Progrés Spirituel - L'Éducation construtive - Neuchâtel et Génêve, Éd. Forum, 1927.

PIAGET, Jean, Seis Estudos de Psicologia, Rio de Janeiro, Conpanhia Editora Forense, 1964.

PLATÃO, A República, trad. de Jorge Paleikat e comentários de João Cruz Costa, Rio de Janeiro, Edições de Ouro, 1970.

VAN ACKER; Leonardo, A Filosofia Bergsoniana, São Paulo, Livraria Martins Editora. 1959.

Downloads

Publicado

2024-02-20

Como Citar

TREVISAN, R. M. (2024). BERGSON E A EDUCAÇÃO. Reflexão, 21(64/65). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11502

Edição

Seção

Artigos