Interações familiares e envolvimento de adolescentes em situações de bullying na perspectiva bioecológica
Palavras-chave:
Adolescência, Relações familiares, Triangulação metodológica, Violência escolarResumo
A exposição ao bullying escolar é uma realidade para crianças e adolescentes, porém ainda não foram exploradas suficientemente algumas complexidades do fenômeno. Assim, este estudo objetivou sintetizar em um modelo teórico evidências empíricas sobre a relação entre bullying e variáveis familiares. Com delineamento misto, a amostra total foi constituída por 2.354 estudantes de 11 escolas públicas, os quais participaram da etapa quantitativa do estudo, respondendo a duas escalas. Na fase qualitativa, 55 estudantes foram selecionados aleatoriamente para participar de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que interações familiares positivas possuem poder protetivo em relação ao bullying e à vitimização, ao passo que interações familiares negativas aumentam o risco de envolvimento dos estudantes nessas situações. Os fatores que influenciam no envolvimento dos estudantes em situações de bullying na escola pertenciam aos componentes analíticos da Teoria Bioecológica. Os resultados permitiram ampliar a compreensão sobre o bullying e dão apoio empírico para incluir a família no debate sobre essa questão.
Downloads
Referências
Abdirahman, H., Fleming, L. C., & Jacobsen, K. H. (2013). Parental involvement and bullying among middle-school students in North Africa. Eastern Mediterranean Health Journal, 19(3), 227-233. Retrieved May 12, 2016, from http://www.who.int/iris/handle/10665/118405
Ashiabi, G. S., & O’Neal, K. K. (2015).Child social development in context: An examination of some propositions in Bronfenbrenner’s Bioecological Theory. Sage Open, 5(2), 1-14. http://dx.doi.org/10.1177/2158244015590840
Barboza, G. E., Schiamberg, L. B., Oehmke, J., Korzeniewski, S. J., Post, L. A., & Heraux, C. G. (2009). Individual characteristics and the multiple contexts of adolescent bullying: An ecological perspective. Journal of Youth and Adolescence, 38(1), 101-121. http://dx.doi.org/10.1007/s10964-008-9271-1
Bibou-Nakou, I., Tsiantis, J., Assimopoulos, H., & Chatzilambou, P. (2013). Bullying/victimization from a family perspective: A qualitative study of secondary school students’ views. European Journal of Psychology of Education, 28(1), 53-71. http://dx.doi.org/10.1007/s10212-011-0101-6
Boel-Studt, S., & Renner, L. M. (2013). Individual and familial risk and protective correlates of physical and psychological peer victimization. Child Abuse Negl, 37(12), 1163-1174. http://dx.doi.org/10.1016/j.chiabu.2013.07.010
Brighi, A., Guarini, A., Melotti, G., Galli, S., & Genta, M. L. (2012). Predictors of victimisation across direct bullying, indirect bullying and cyberbullying. Emotional & Behavioural Difficulties, 17(3-4), 375-388. http://dx.doi.org/10.1080/13632752.2012.704684
Bronfenbrenner, U. (2011). A ecologia do desenvolvimento humano: tornando os seres humanos mais humanos. Porto Alegre: Artes Médicas.Caravita, S. S., Sijtsema, J., Rambaran, J. A., & Gini, G. (2014). Peer influences on moral disengagement in late childhood and early adolescence. Journal of Youth and Adolescence, 43(2), 193-207. http://dx.doi.org/10.1007/s10964-013-9953-1
Christie-Mizell, C. A., Keil, J. M., Laske, M. T., & Stewart, J. (2011). Bullying behavior, parents’ work hours and early adolescents’ perceptions of time spent with parents. Youth & Society, 43(4), 1570-1595. http://dx.doi.org/10.1177/0044118X10388261
Craig, W., Harel-Fisch, Y., Fogel-Grinvald, H., Dostaler, S., Hetland, J., Simons-Morton, B., ... Pickett, W. (2009). A cross-national profile of bullying and victimization among adolescents in 40 countries. International Journal of Public Health, 54(2), 216-224. http://dx.doi.org/10.1007/s00038-009-5413-
Crochík, J. L. (2016). Hierarchy, violence and bullying among students of Public Middle Schools. Paidéia, 26(65), 307-315. http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272665201608
Cuervo, V., Alberto, Á., Martínez, C., Alonso, E., Acuña, T., & Margarita, G. (2012). Diferencias en la situación socioeconómica, clima y ajuste familiar de estudiantes con reportes de bullying y sin ellos. Psicología desde el Caribe, 29(3), 616-631. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=21328599004
Cunha, J. M., Weber, L. N. D., & Steiner Neto, P. (2011). Escala de Vitimização e Agressão Entre Pares (EVAP). In L. N. D. Weber & M. A. Dessen (Eds.), Pesquisando a família: instrumentos para coleta e análise de dados (pp.103-114). Curitiba: Juruá.
Elgar, F. J., McKinnon, B., Walsh, S. D., Freeman, J., D. Donnelly, P., de Matos, M. G., ... Currie, C. (2015). Structural determinants of youth bullying and fighting in 79 countries. Journal of Adolescent Health, 57(6), 643-650. http://dx.doi.org/10.1016/j.jadohealth.2015.08.007
Foster, H., & Brooks-Gunn, J. (2013). Neighborhood, family and individual influences on school physical victimization. Journal of Youth and Adolescence, 42(10), 1596-1610. http://dx.doi.org/10.1007/s10964-012-9890-4
Fu, Q., Land, K. C., & Lamb, V. L. (2013). Bullying victimization, socioeconomic status and behavioral characteristics of 12th graders in the United States, 1989 to 2009: Repetitive trends and persistent risk differentials. Child Indicators Research, 6(1), 1-21. http://dx.doi.org/10.1007/s12187-012-9152-8
Félix, E. M. R., Alamillo, R. D. R., & Ruiz, R. O. (2011). Prevalencia y aspectos diferenciales relativos al género del fenómeno bullying en países pobres. Psicothema, 23(4), 624-629. Recuperado de http://www.psicothema.com/pdf/3932.pdf
Healy, K. L., Sanders, M. R., & Iyer, A. (2015). Parenting practices, children’s peer relationships and being bullied at school. Journal of Child and Family Studies, 24(1), 127-140. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-013-9820-4
Lemstra, M., Rogers, M., Redgate, L., Garner, M., & Moraros, J. (2011). Prevalence, risk indicators and outcomes of bullying among on-reserve first nations youth. Canadian Journal of Public Health, 102(6), 462-466. http://dx.doi.org/10.17269/cjph.102.2548
Minayo, M. C. S. (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec
Murray-Harvey, R., & Slee, P. T. (2010). School and home relationships and their impact on school bullying. School Psychology International, 31(3), 271-295. http://dx.doi.org/10.1177/0143034310366206
Oliveira, W. A., Silva, M. A. I., Mello, F. C. M., Porto, D. L., Yoshinaga, A. C. M., & Malta, D. C. (2015). The causes of bullying: Results from the National Survey of School Health (PeNSE). Revista Latino-Americana de Enfermagem, 23(2), 275-282. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0022.2552
Oliveira, W. A., Silva, M. A., Silva, J. L., Mello, F. C., Prado, R. R., & Malta, D. C. (2016). Associations between the practice of bullying and individual and contextual variables from the aggressors’ perspective. Jornal de Pediatria, 92(1), 32-39. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2015.04.003
Oliveira, W. A., Silva, J. L., Sampaio, J. M. C., & Silva, M. A. I. (2017). Students’ health: an integrative review on Family and bullying. Ciência & Saúde Coletiva, 22(5), 1553-1564. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017225.09802015
Olweus, D. (2013). School bullying: Development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9(1), 751-780. http://dx.doi/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516
Patton, D. U., Hong, J. S., Williams, A. B., & Allen-Meares, P. (2013). A review of research on school bullying among African American youth: An ecological systems analysis. Educational Psychology Review, 25(2), 245-260. http://dx.doi.org/10.1007/s10648-013-9221-7
Rech, R. R., Halpern, R., Tedesco, A., & Santos, D. F. (2013). Prevalence and characteristics of victims and perpetrators of bullying. Jornal de Pediatria, 89(2), 164-170. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2013.03.006
Shetgiri, R., Lin, H., & Flores, G. (2013). Trends in risk and protective factors for child bullying perpetration in the United States. Child Psychiatry & Human Development, 44(1), 89-104. http://dx.doi.org/10.1007/s10578-012-0312-3
Szwarcwald, C. L., & Damacena, G. N. (2008). Amostras complexas em inquéritos populacionais: planejamento e implicações na análise estatística dos dados. Revista Brasileira de Epidemiologia, 11(1), 38-45. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2008000500004
Thornberg, R. (2011). Informed Grounded Theory. Scandinavian Journal of Educational Research. Nydalsveien, 56(3), 243-59. http://dx.doi.org/10.1080/00313831.2011.581686
Thornberg, R., Wänström, L., Hong, J. S., & Espelage, D. L. (2017). Classroom relationship qualities and social-cognitive correlates of defending and passive bystanding in school bullying in Sweden: A multilevel analysis. Journal of School Psychology, 63, 49-62. http://dx.doi.org/10.1016/j.jsp.2017.03.002
Uribe, A. F., Orcasita, L. T., & Gomés, E. A. (2012). Bullying, redes de apoyo social y funcionamiento familiar en adolescentes de una institución educativa de Santander, Colombia. Psychologia. Avances de la Disciplina, 6(2), 83-99. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=297225788004
Weber, L. N. D., Salvador, A. P. V., & Brandenburg, O. J. (2011). Escalas de Qualidade na Interação Familiar. In L. N. D. Weber & M. A. Dessen (Eds.), Pesquisando a família: instrumentos para coleta e análise de dados (pp.61-72). Curitiba: Juruá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wanderlei Abadio de OLIVEIRA , Jorge Luiz da SILVA, José Eugenio Rodrígues FERNANDEZ, Manoel Antônio dos SANTOS, Simona Carla Silvia CARAVITA, Marta Angélica Iossi SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.