Interações familiares e envolvimento de adolescentes em situações de bullying na perspectiva bioecológica

Autores

Palavras-chave:

Adolescência, Relações familiares, Triangulação metodológica, Violência escolar

Resumo

A exposição ao bullying escolar é uma realidade para crianças e adolescentes, porém ainda não foram exploradas suficientemente algumas complexidades do fenômeno. Assim, este estudo objetivou sintetizar em um modelo teórico evidências empíricas sobre a relação entre bullying e variáveis familiares. Com delineamento misto, a amostra total foi constituída por 2.354 estudantes de 11 escolas públicas, os quais participaram da etapa quantitativa do estudo, respondendo a duas escalas. Na fase qualitativa, 55 estudantes foram selecionados aleatoriamente para participar de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram que interações familiares positivas possuem poder protetivo em relação ao bullying e à vitimização, ao passo que interações familiares negativas aumentam o risco de envolvimento dos estudantes nessas situações. Os fatores que influenciam no envolvimento dos estudantes em situações de bullying na escola pertenciam aos componentes analíticos da Teoria Bioecológica. Os resultados permitiram ampliar a compreensão sobre o bullying e dão apoio empírico para incluir a família no debate sobre essa questão.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

OLIVEIRA , W. A. de, SILVA, J. L. da, FERNANDEZ, J. E. R. ., SANTOS, M. A. dos, CARAVITA, S. C. S., & SILVA, M. A. I. (2023). Interações familiares e envolvimento de adolescentes em situações de bullying na perspectiva bioecológica. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7369

Edição

Seção

PSICOLOGIA DA SAÚDE