Atendimento psicológico a estudantes universitários: considerações acerca de uma experiência em clínica-escola
Palavras-chave:
clínica-escola de psicologia, serviço de triagem psicológica, pronto-atendimento psicológico, psicoterapiaResumo
O presente estudo tem como objetivo descrever o Programa de Pronto-Atendimento Psicológico ao Aluno (PPAPA). Trata-se de um serviço de atendimento psicológico oferecido gratuitamente junto à clínica-escola da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP) e voltado exclusivamente à comunidade discente interna. Apresentaremos ao longo do artigo uma breve caracterização do serviço, algumas considerações acerca das modalidades de atendimento e estratégias de intervenção empregadas e uma sucinta problematização do manejo de questões técnicas e éticas. Por fim, alinhavaremos algumas propostas para a reestruturação do serviço.
Downloads
Referências
BARROS, L.; Corrêa, L.C.C. & Germano Jr., A. (2001) Psicodiagnóstico interventivo em instituição. Em: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Org.), Anais do I Congresso de Psicologia Clínica (pp. 79-82). São Paulo, SP.
BEZERRA Jr., B. (1987) Considerações sobre terapêuticas ambulatoriais em saúde mental. Em: S. Tundis (Org.) Cidadania e loucura: políticas de saúde mental no Brasil (pp. 133-169).Petrópolis, RJ: Vozes/Abrasco.
CALEJÓN, L.M.C. (1996) Manejo de crises e dificuldades adaptativas de universitários (Tese de Doutorado). São Paulo, SP: Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia.
ENÉAS, M.L.E.; Faleiros, J.C. & Sá, A.C.A. (2000) Uso de psicoterapias breves em clínica-escola: caracterização dos processos com adultos. Psicologia: Teoria e Prática, 2 (2), pp. 9-30.
FREUD, S. (1994) A dinâmica da transferência (J.O.A. Abreu, Trad.). Em: J. Salomão (Org.), Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XII). Rio de Janeiro, RJ: Imago (original publicado em 1911a).
FREUD, S. (1994) Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise (J.O.A. Abreu, Trad.). Em: J. Salomão (Org.), Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XII). Rio de Janeiro, RJ: Imago (original publicado em 1911b).
FREUD, S. (1994) Sobre o início do tratamento (J.O.A. Abreu, Trad.). Em: J. Salomão (Org.), Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XII). Rio de Janeiro, RJ: Imago (original publicado em 1911c).
HERZBERG, E. (1996) Reflexões sobre o processo de triagem de clientes a serem atendidos em clínicas-psicológicas-escola. Em: R.M.L.L. Carvalho (Org.) Repensando a formação do psicólogo: da informação à descoberta (pp. 147-154). Campinas, SP: Alínea (Coletâneas da ANPEPP, v. 1, n. 9).
KEHL, M.R. (2002) Sobre ética e psicanálise. São Paulo, SP: Companhia das Letras.
LACAN, J. (1998) Escritos (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.
MANNONI, M. (1980) A primeira entrevista em psicanálise (R.C. Lacerda, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Campus.
MILLER, J.-A. (1997) Lacan elucidado. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.
MITO, T.I.H. (2001) Psicoterapia breve infantil: eixos norteadores do processo. Em: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Org.), Anais do I Congresso de Psicologia Clínica (pp. 157-163). São Paulo, SP.
PERES, R.S. & Coelho, H.M.B. (2001) Caracterização dos usuários do pronto-atendimento psicológico da clínica-escola da UNESP/Assis em 2000. Em: Universidade Federal de São Carlos (Org.), Anais do IX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (CD-ROM). São Carlos, SP.
PERES, R.S. & Coelho, H.M.B. (2002a) Perfil sócio-demográfico dos usuários do Programa de Pronto-Atendimento Psicológico ao Aluno da UNESP/Assis em 2001. Em: Universidade Federal de São Carlos (Org.), Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (CD-ROM). São Carlos, SP.
PERES, R.S. & Coelho, H.M.B. (2002b) Perfil clínico dos usuários do Programa de Pronto-Atendimento Psicológico ao Aluno da UNESP/Assis em 2001: das queixas iniciais ao encaminhamento. Em: Universidade Federal de São Carlos (Org.), Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (CD-ROM). São Carlos, SP.
PRISZKULNIK, L. (1998) As entrevistas diagnósticas em Psicanálise. Psychê 2 (2), pp. 17-23.
SALINAS, P. & Santos, M.A. (2002) Serviço de triagem em clínica-escola de psicologia: a escuta analítica em contexto institucional. Psychê 6 (9), pp. 177-196.
SANTOS, M.A. (1987) O psicodiagnóstico infantil em grupo: uma experiência em instituição. Arquivos Brasileiros de Psicologia 39 (2), pp. 3-17.
SANTOS, M.A.; Moura, L.; Pasian, S.R. & Ribeiro, P.L.L. (1993) Caracterização da clientela de adolescentes e adultos de uma clínica-escola de Psicologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa 9 (1), pp. 123-144.
SILVARES, E.F.M. (1996) É satisfatório o atendimento psicológico nas clínicas-escola brasileiras? Em: R.M.L.L. Carvalho (Org.) Repensando a formação do psicólogo: da informação à descoberta (pp. 137-147). Campinas, SP: Alínea (Coletâneas da ANPEPP, v. 1, n. 9).
SILVARES, E.F.M. (2000) Invertendo o caminho tradicional do atendimento psicológico em uma clínica-escola brasileira. Estudos de Psicologia (RN) 5 (1), pp.149-180.
SILVESTRE, D. (1987) Problemas y particularidades de la demanda de analisis en institución. Em: E. Laurent (Org.) El significante de la transferencia (pp. 89-94). Buenos Aires, Manantial.
SIMON, R. (1971) "O complexo tanatolítico" justificando medidas de psicologia preventiva para estudantes de medicina. Boletim de Psiquiatria 4 (4), pp. 113-115.
TOZONI-REIS, J.R. (1994) Psicoterapia na rede pública de saúde. Temas em Psicologia 2, pp. 177-188.
VAISBERG, T.M.J.A. & Machado, M.C.L (1999) Diagnóstico estrutural de personalidade em psicopatologia psicanalítica. Psicologia USP 11 (1), pp. 29-48.
WACHSBERGER, H. (1989) Função das entrevistas preliminares (L. Forbes, Trad.). Em: M.B. Motta (Org.) Clínica lacaniana (pp. 26-31). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.
YAMAMOTO, K. (1997) Prevenção de distúrbios adaptativos em estudantes universitários. Mudanças 8, pp. 267-273.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Sanches PERES, Manoel Antônio dos SANTOS, Heidi Miriam Bertolucci COELHO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.