Atendimento psicológico a estudantes universitários: considerações acerca de uma experiência em clínica-escola

Autores

  • Rodrigo Sanches PERES USP
  • Manoel Antônio dos SANTOS USP
  • Heidi Miriam Bertolucci COELHO Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

clínica-escola de psicologia, serviço de triagem psicológica, pronto-atendimento psicológico, psicoterapia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo descrever o Programa de Pronto-Atendimento Psicológico ao Aluno (PPAPA). Trata-se de um serviço de atendimento psicológico oferecido gratuitamente junto à clínica-escola da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP) e voltado exclusivamente à comunidade discente interna. Apresentaremos ao longo do artigo uma breve caracterização do serviço, algumas considerações acerca das modalidades de atendimento e estratégias de intervenção empregadas e uma sucinta problematização do manejo de questões técnicas e éticas. Por fim, alinhavaremos algumas propostas para a reestruturação do serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, L.; Corrêa, L.C.C. & Germano Jr., A. (2001) Psicodiagnóstico interventivo em instituição. Em: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Org.), Anais do I Congresso de Psicologia Clínica (pp. 79-82). São Paulo, SP.

BEZERRA Jr., B. (1987) Considerações sobre terapêuticas ambulatoriais em saúde mental. Em: S. Tundis (Org.) Cidadania e loucura: políticas de saúde mental no Brasil (pp. 133-169).Petrópolis, RJ: Vozes/Abrasco.

CALEJÓN, L.M.C. (1996) Manejo de crises e dificuldades adaptativas de universitários (Tese de Doutorado). São Paulo, SP: Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia.

ENÉAS, M.L.E.; Faleiros, J.C. & Sá, A.C.A. (2000) Uso de psicoterapias breves em clínica-escola: caracterização dos processos com adultos. Psicologia: Teoria e Prática, 2 (2), pp. 9-30.

FREUD, S. (1994) A dinâmica da transferência (J.O.A. Abreu, Trad.). Em: J. Salomão (Org.), Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XII). Rio de Janeiro, RJ: Imago (original publicado em 1911a).

FREUD, S. (1994) Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise (J.O.A. Abreu, Trad.). Em: J. Salomão (Org.), Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XII). Rio de Janeiro, RJ: Imago (original publicado em 1911b).

FREUD, S. (1994) Sobre o início do tratamento (J.O.A. Abreu, Trad.). Em: J. Salomão (Org.), Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. XII). Rio de Janeiro, RJ: Imago (original publicado em 1911c).

HERZBERG, E. (1996) Reflexões sobre o processo de triagem de clientes a serem atendidos em clínicas-psicológicas-escola. Em: R.M.L.L. Carvalho (Org.) Repensando a formação do psicólogo: da informação à descoberta (pp. 147-154). Campinas, SP: Alínea (Coletâneas da ANPEPP, v. 1, n. 9).

KEHL, M.R. (2002) Sobre ética e psicanálise. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

LACAN, J. (1998) Escritos (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.

MANNONI, M. (1980) A primeira entrevista em psicanálise (R.C. Lacerda, Trad.). Rio de Janeiro, RJ: Campus.

MILLER, J.-A. (1997) Lacan elucidado. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.

MITO, T.I.H. (2001) Psicoterapia breve infantil: eixos norteadores do processo. Em: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Org.), Anais do I Congresso de Psicologia Clínica (pp. 157-163). São Paulo, SP.

PERES, R.S. & Coelho, H.M.B. (2001) Caracterização dos usuários do pronto-atendimento psicológico da clínica-escola da UNESP/Assis em 2000. Em: Universidade Federal de São Carlos (Org.), Anais do IX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (CD-ROM). São Carlos, SP.

PERES, R.S. & Coelho, H.M.B. (2002a) Perfil sócio-demográfico dos usuários do Programa de Pronto-Atendimento Psicológico ao Aluno da UNESP/Assis em 2001. Em: Universidade Federal de São Carlos (Org.), Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (CD-ROM). São Carlos, SP.

PERES, R.S. & Coelho, H.M.B. (2002b) Perfil clínico dos usuários do Programa de Pronto-Atendimento Psicológico ao Aluno da UNESP/Assis em 2001: das queixas iniciais ao encaminhamento. Em: Universidade Federal de São Carlos (Org.), Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar (CD-ROM). São Carlos, SP.

PRISZKULNIK, L. (1998) As entrevistas diagnósticas em Psicanálise. Psychê 2 (2), pp. 17-23.

SALINAS, P. & Santos, M.A. (2002) Serviço de triagem em clínica-escola de psicologia: a escuta analítica em contexto institucional. Psychê 6 (9), pp. 177-196.

SANTOS, M.A. (1987) O psicodiagnóstico infantil em grupo: uma experiência em instituição. Arquivos Brasileiros de Psicologia 39 (2), pp. 3-17.

SANTOS, M.A.; Moura, L.; Pasian, S.R. & Ribeiro, P.L.L. (1993) Caracterização da clientela de adolescentes e adultos de uma clínica-escola de Psicologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa 9 (1), pp. 123-144.

SILVARES, E.F.M. (1996) É satisfatório o atendimento psicológico nas clínicas-escola brasileiras? Em: R.M.L.L. Carvalho (Org.) Repensando a formação do psicólogo: da informação à descoberta (pp. 137-147). Campinas, SP: Alínea (Coletâneas da ANPEPP, v. 1, n. 9).

SILVARES, E.F.M. (2000) Invertendo o caminho tradicional do atendimento psicológico em uma clínica-escola brasileira. Estudos de Psicologia (RN) 5 (1), pp.149-180.

SILVESTRE, D. (1987) Problemas y particularidades de la demanda de analisis en institución. Em: E. Laurent (Org.) El significante de la transferencia (pp. 89-94). Buenos Aires, Manantial.

SIMON, R. (1971) "O complexo tanatolítico" justificando medidas de psicologia preventiva para estudantes de medicina. Boletim de Psiquiatria 4 (4), pp. 113-115.

TOZONI-REIS, J.R. (1994) Psicoterapia na rede pública de saúde. Temas em Psicologia 2, pp. 177-188.

VAISBERG, T.M.J.A. & Machado, M.C.L (1999) Diagnóstico estrutural de personalidade em psicopatologia psicanalítica. Psicologia USP 11 (1), pp. 29-48.

WACHSBERGER, H. (1989) Função das entrevistas preliminares (L. Forbes, Trad.). Em: M.B. Motta (Org.) Clínica lacaniana (pp. 26-31). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.

YAMAMOTO, K. (1997) Prevenção de distúrbios adaptativos em estudantes universitários. Mudanças 8, pp. 267-273.

Downloads

Publicado

2003-12-31

Como Citar

PERES, R. S. ., SANTOS, M. A. dos ., & COELHO, H. M. B. . (2003). Atendimento psicológico a estudantes universitários: considerações acerca de uma experiência em clínica-escola. Estudos De Psicologia, 20(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6682