A produção da subjetividade no contexto institucional de um seminário católico
Palavras-chave:
psicologia e religião, produção da subjetividade, análise institucional, seminário católico, instituições totais, internato escolar, observação participanteResumo
Esta pesquisa visa estudar a produção da subjetividade no contexto institucional de um Seminário Católico. Este estabelecimento funciona em regime de internato no qual atualmente 70 seminaristas estudam Filosofia durante 3 anos, numa etapa preparatória para o sacerdócio. Pesquisamos o funcionamento da vida institucional através da observação participante e utilizamos entrevistas semi-estruturadas para entender como o seminarista experiencia sua vida. Os resultados preliminares indicam que a vida no contexto institucional do Seminário produz diversas modalizações da subjetividade nos seminaristas internados no estabelecimento: há uma perda considerável de autonomia pessoal, da liberdade de ir e vir, agir e decidir, originando comportamentos de dependência excessiva, de resistência à mudança, de conversão ao papel proposto, de rivalidade fraterna. A contradição detectada entre o aparelho repressivo e o discurso participativo parece produzir nos indivíduos características marcadas pela clivagem e pela recusa.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, J. A. G. (1980) Instituição e poder: a análise concreta das relações de poder nas instituições. Rio de Janeiro: Graal.
ALVES-MAZZOTTI, A.J & GEWANDSZNAJDER, F. (1999) O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2Ş ed. São Paulo: Pioneira. 206 p.
BLEGER, J. (1980) Temas de psicologia: entrevista e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 113 p.
CASTEL, R. (1978) A ordem psiquiátrica: a idade de ouro do alienismo. (Albuquerque, M. T. C., Trad.) Rio de Janeiro: Graal, 329 p.
FERRAZ E FERRAZ, M.G.C. (1994) Religare. Uma cartografia da fé. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP. Vol. 1, 128 p.
FOUCAULT, M. (1984) A verdade e as formas jurídicas. "Cadernos da PUC/RJ, série Letras e Artes", 6/74, nş 16.
______, (1999a) História da Loucura na Idade Clássica 6ª edição. São Paulo: Perspectiva. (Original publicado em 1972). 551 p.
______, (1999b) Vigiar e punir: nascimento da prisão. 21Ş. ed. (Ramalhete, R., Trad.). Petrópolis: Vozes. 288 p. (Original publicado em 1975).
GUIRADO, M. Instituição e relações afetivas: o vínculo com o abandono. São Paulo: Summus, 1986. 213 p.
______, Psicologia institucional. São Paulo: EPU, 1987.
GOFFMAN, E. (1975) Estigma: notas sobre a gestão da identidade deteriorada.(Leite Nunes, M. B. M., Trad.) RJ: Zahar. 158 p.
______, (1987) Manicômios, prisões e conventos. (Leite, D. M., Trad.) 2Ş ed. São Paulo: Perspectiva. 319 p. (Original publicado em 1961).
LEFÉVRE, F. et.al. (2000) O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUSC, 2000. 138 p.
LEVINSON, D. J. & GALLAGHER, E. B. (1971) Sociología del enfermo mental. Buenos Aires: Amorrortu. 283 p. (Original publicado em 1964).
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sílvio José BENELLI, Abílio da COSTA-ROSA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.