Desenvolvimento de habilidades sociais em adolescentes portadores de deformidades faciais

Autores

Palavras-chave:

Habilidades sociais, adolescentes, treinamento em habilidades sociais, deformidades faciais

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as dificuldades nas habilidades sociais e promover treinamento cm algumas delas, cm adolescentes portadores de deformidades faciais congênitas ou adquiridas. Ossujeitos desta pesquisa foram cincoadolescentes, na faixa etária dos 12 aos 15 anos, sendo um do sexo feminino e quatrodo sexo masculino. Todos os sujeitos estavam em tratamento ativo de reabilitação na SOBRAPAR. O procedimento constou de oito sessões, nas quais foran1 realizadas diferentes dinâmicas de grupo com ênfase em habilidades sociais, corno pedir favores, falar em público, sair de casa, expressar opiniões. O tempodassessões variou entre 60e 80 minutos. As sessões foram filmadas com uma câmera de vídeo e transcritas sob forma de análise funcional. O delineamento foi de pré-teste, treino(composto de oito sessões) e pós-teste. Os dados apontaram melhoras nocomportamento social dos adolescentes, particularmente noscomportamentosem que os sujeitos apontaram como mais negativos no pré-teste, como não solicitar ajuda de professoras, defender seus direitos e conversar com pessoas do sexooposto. Os resultados mostraram, também, que o grupo foi um bom veículo de suporte social quando problemas de relacionamento foram relatados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERTI, R.E (1977). Assertive behavior training: Definitions, overview, contributions. In: ALBERTI, R.E. (Ed.), Assertiveness: Innovations, applications, issues. San Luis Obispo, California: Impact.

AMARAL, V. L. A. R. (1986). Vivendo com uma Face Atípica: Influência da deformidadefacial no auto e heteroconceitos e na realização acadêmica de crianças de 6 a 12 anos. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP).

BANDURA, A. (1979) Modificação do Comportamento (Principies of Behavior modification). Trad. do original de 1969 por Eva Nick e Luciana Peotta, Rio de Janeiro: Interamericana, 1ª edição. 46

BARNARD,G., FLESHER, C.&STEINBOOK,R. (1966) The treatment of urinary retention by aversive stimulus cessation and assertiveness training, Behavior Research and Therapy, 4: 232-236.

BARNEA, Z., TEICHMAN, M & RAHAV, G. (1992). Personality Cognitive and interpersonal factors in adolescent substance use: a longitudinal test of an integrative model. Journal of Youth and Adolescence. 21 (2): 187-199.

BEAUFORT,G.M.P. (1996). Suportefamiliar, adolescência e drogas: análise das relações. Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Puccamp.

BOYD, C.J. & MIECZKOWSKI, T. (1990). Drug use, health, family and social support in crack cocaine users. Journal of Addictive Behaviors. 15(5): 481-485.

CABALLO, V.E. (1986) Evaluación de Ias habilidades sociales, In: BALLESTEROS, R. F. e CARROBLES, J. A. I. (Eds.), Evaluación conductual: Metodología y aplicaciones (3ª edición), Madri: Pirámide.

CABALLO, V.E. (1989) La multidimensionalidad conductllal de Ias habilidades sociales: propriedades psicométricas de una nueva medidade autoinforme, Comunicación presentada en las Vilas Jornadas de Modificación de Conducta-Habilidades Sociales, Madri.

CABALLO, V.E. & BUELA, G. (1988) Factorana-Iyzingthe College Self-Expression Scale with an Spanish population. Psychological Reports, 63: 503-507.

CABALLO, V.E., GODOY,J.F. & BUELA, G. (1988) The MultidimensionalScaleof Social Expression-Motor SlIbscale(MSSE-MS):Factor

analyzing a new scale on skills. Comunicación presentada en el Third World Congress on Behavior Therapy, Edimburgo.

CABALLO, V.E & ORTEGA, A.R. (1989) La Escala Multidimensional de Expresión Social: Algunas propiedades psicométricas,. Revista de Psicologia Generaly Aplicada, 42:215-221.

CHANEY,E. F., O'LEARY, M. R. & MARLATI, G. (1978) Skill training with alcoholics. lournal of Consulting and Clinical Psychology, 46:1092-1104.

CHRISTOFF,K. A., SCOTI, W. O. N., KELLEY, M. L., SCHLUNDT, D., BAER, G.,& KELLY, I. A. (1985) Social Skills and Social Problems

Solving Training for Shy Young Adolescents.. Behavior Therapy, 16: 468-477.

CURRAN,1. (1977) Skills Training as an Approach to the TreatmentofHeterosexual Social Anxiety. Psychological Bulletin, 84: 140-157.

DEVER,R. B. A. (1989) Taxonomy of Community Living Skills. Exceptional Children,55 (5): 395-404.

DlCKENS, W. J., & PERLMAN,D. (1981) Friendship over the life-cyc1e. In: DUCK, S. W. e GILMOUR, R. (Eds.) Personal Relationship, 2: Developing Personal Relationship (pp.91-112). New York: Academic Press.

DOUVAN, E. ,& ADELSON, I.(1966) TheAdolescent experience. New York: Wiley.

DUCK, S. W. (1983). Friendsfor life: Thepsychology of close relationships. New York: SI. Martin's Press.

EDWARDS, N. B. (1972) Case Conference: Assertive training in a case ofhomossexual pedophilia, lournal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry, 3:55-63.

EMMELKAMP, P. & VAN DER HEYDEN, H. (1980) Treatment ofHarming Obessions. European lournal of Behavior Analysis and Modification, 24:28-35.

FAGUNDES,V. A. (1989) Imagem Social do Deficiente nos Livros Didáticos do Primeiro Grau. Dissertação de Mestrado defendida em Psicologia Social, PUC-SP

FERSTER, c.B. (1973) A functional Analysis of depression. American Phychologist,857-870.

FOSTER, C.B.,& INDERBITZEN, (1992). The Teenage Inventory of Social Skills: Development, Reliability and Validity . Psychological

Assessment 4: 451-459. FRITZEN, J. S. (1989) Exercícios Práticos de Dinâmica de Grupo. Petrópolis: Vozes, 20. vol.

HAVIGHURST, R. 1. (1972) Developmental tasks and Education. NewYork: Mckay.

KELLER, F. S. & SCHOENFELD, W. N. (1950) Principies of Psychology: a Systematic Text in the Science of Behavior. New York: Appleton Century Crofts.

LEWINSOHN, P. M.; MISCHEL, W.; CHAPLIN, W. & BARTON, R. (1980) Social Competence and Depression:The role of illusory self-perceptions. lournal of Abnormal Psychology. 89:203-212.

MCMILLAN, M. (1977) Assertiveness as an aid in weight control. In: ALBERTI, R. (ed.), Assertiveness: InovationsAplications, Issues. San Luis Obispo: Impact.

MCFALL, R.M. (1982)A reviewand Reformulaton of Concepts of Social Skills. Behavioral Assesment, 4, 1,33.

SKINNER, B. F. (1985) Ciência e Comportamento Humano (Science and Human Behavior) Trad. do original de 1953 por João Carlos Todorov e Rodolpho Azzi, 6ªed. São Paulo: MartinsFontes.

SPENCE, S. (1979) Social Skills Training with adolescent offenders: A review. Behavioral Psychoterapy, 7: 49-56.

TOBIASEN,1. M. (1984) Psychosocialcorrelatesof Congenital FacialClefts: a conceptualizationand Model. Cleft Palatelournal; 21: 131-139.

TROWER, P.; BRYANT, B. & ARGYLE, M. (1978) Social Skills and Mental Health, London: Methuen.

WALL, W. D. (1975) Adolescência na Escola e na Sociedade, Minas Gerais: Livros Horizonte.

Downloads

Publicado

1996-08-31

Como Citar

Amaral, V. L. A. R. do, Bravo, M. C. M., & Messias, T. S. C. (1996). Desenvolvimento de habilidades sociais em adolescentes portadores de deformidades faciais. Estudos De Psicologia, 13(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12289