Violência e suas implicações: análise de conseqüências de ferimentos com arma de fogo e arma branca

Autores

Palavras-chave:

Comportamento e violência, Psicologia do Trauma, Desordem de Estresse Pós-Traumático (PTSD)

Resumo

A presente investigação teve como objetivo descrever algumas características de uma amostra de vítimas­ sobreviventes de atentados com armas de fogo e armas brancas, e as circunstâncias em que ocorreram os incidentes, o impacto sobre a vítima, as respostas presentes na fase de recuperação do trauma, a reação familiar, o apoio social recebido pela vítima e a reinserção sociofuncional do traumatizado assim como suas perspectivas para o futuro.Foram sujeitos 18 indivíduos, sendo17 do sexo masculinoe um dosexofeminino, sendo 73,68% vítimas de ferimentos com armas de fogo (FAF) e 26,31% vítimas de ferimentos com armas brancas (FAB), todos atendidos na Disciplina do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, pertencentes a nível socioeconômico baixo. Os principais resultados apontaram para um baixo número de vítimas com ferimentos causados por assalto, sendo que as causas mais frequentes referiam-se a problemas interpessoais, como brigas, disputas pessoais e por bens. A maioria dos respondentes revelou não querer se vingar do agressor e não querer dar queixa à polícia. Os resultados mostraram, também, a presença de desordem de estresse pós-traumático (PTSD), com respostas de depressão e apatia. Os indivíduos apresentaram, em sua maioria, poucas condições de reinserção sociofuncional, e pobre perspectiva quanto ao futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, V. L. A. R. do (1986) Vivendo com uma Face Atípica: Influência da Deformidade Facial, no Autoe Hetero- conceitos e na Realização Acadêmica de. Crianças de 6 a 12 anos. Tese de Doutorado. Univer­ sidade de São Paulo, São Paulo.

BANDURA, A. (1969) Principies of Behavior ModiJica­ tion. New York: Holt, Rinehart and Winston.

CANTOR, C. H., BRODIE, J., McMILLEN, J.(1991) Firearms Victims: Who were they? The Medical Jour­ nal of Austra/ia, 155: 7, 442-446.

CANZIAN, F. (1994) Criminalidade Juvenil Cresce nos Estados Unidos. Jornal Folha de São Paulo, 26 jul., 2-10.

CASTRO, J. (1980) Geografia da Fome. São Paulo: Edições Antares.

EDWARDS, A.L. (1973) Statistical Methods. Ncw York: Holt, Rinehart and Winston (Third edition).

FRIERSON, R. L., LIPPMANN, S.B. (1990) Psychiatric Consultation for Paticnts with Self-Inflicted Gunshot Wounds. Psychosomatics. 31: 1, 67-74.

MARCONDES FILHO, E. (1986) Crescimento e Desen­ volvimento da Criança: Aspectos éticos. Pediatria São Paulo, 8: 3, 166-168.

SCHWARZ, E.D., KOWALSK.I, J. M. (1991) Malignant Memories: PTSD in Children and Adults aftcr a School Shooting. J. Am. Acad. Child Ado/esc. Psy­ chiatry, 30: 6, 936-944

SELIGMAN, M. E.(1977) Desamparo Aprendido: sobre a Depressão, o Desenvolvimentoe a Morte.São Paulo: EDUSP (Trad. de Maria Tereza de Araujo Silva, do original de 1942).

SIDMAN, M. (1995) Coerçãoe suas implicações. Campi­ nas: Workshopsy (Traduzidodo original Coercionand itsfa/lout, de1989, porMaria Amélia Andery e Tereza Maria Sério).

WALLACE, A.(1986) Homicide- the social reality. Syd­ ney: NSW Bureau of Crime Statistics and Research. Attorney General's Department.

WINTEMUTE, G. J.(1987) Firearms as a Cause of Death in United States, J Trauma, 27, 532-536.

Downloads

Publicado

1996-08-31

Como Citar

Amaral, V. L. A. R. do, & Mantovani, M. (1996). Violência e suas implicações: análise de conseqüências de ferimentos com arma de fogo e arma branca. Estudos De Psicologia, 13(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/12275