Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação

Autores

  • Dejenane Aparecida Pascoal PEREIRA PUC-CAMPINAS/Universidade de Taubaté
  • Vera Lúcia Adami Raposo do AMARAL PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

Depressão infantil, avaliação psicológica, instrumentos, medidas

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo realizar um estudo de validação da "Escala de Avaliação de Depressão para Crianças" de Amaral e Barbosa (1990). Durante a realização da pesquisa a escala inicial foi modificada, obtendo-se quatro versões. Foi realizada análise semântica dos itens junto a duas amostras de crianças (N= 12 e N= 4). A seguir, quatro psicólogos clínicos e três psiquiatras analisaram a pertinência dos itens ao construto. E, finalmente, a escala foi aplicada à amostra de 362 estudantes, de escolas públicas e particulares, para o estudo da precisão e da validade de construto. Utilizou-se a análise fatorial exploratória; os índices de poder discriminativo dos itens, desvio-padrão e correlação corrigida item-total de Pearson; e o cálculo do Coeficiente Alfa (a), de Cronbach. Na compreensão semântica dos itens um item foi excluído e três foram reformulados. Não houve itens descartados na análise de juízes. Na análise fatorial exploratória observou-se que as quatro primeiras dimensões explicam 33,36% da variabilidade total dos dados, com autovalores acima de 1,4. Quatro itens foram descartados por apresentarem carga-fatorial menores do que 0,40. Na análise do poder discriminativo dos itens eliminaram-se seis itens com correlação item-total próximas de zero. A escala final ficou composta de 24 itens distribuídos segundo quatro fatores: resposta afeto-disfórico (a= 0,70); resposta afetivo-emocional com conteúdo de ansiedade (a= 0,65); resposta fisiológico-autonômica (a= 0,56); e resposta cognitiva com conteúdo de auto-estima (a= 0,50).

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Publicado

2004-04-30

Como Citar

PEREIRA, D. A. P. ., & AMARAL, V. L. A. R. do . (2004). Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação. Estudos De Psicologia, 21(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6690